TOP TV WEB

Mú Carvalho, compositor, pianista


 Mú Carvalho, compositor, pianista, arranjador e produtor musical ingressou na carreira artística aos 16 anos no Grupo Semente. Em 1974 Mú se tornou membro d’A Banda do Zé Pretinho de Jorge Ben. Em 1975 gravou no primeiro disco solo de Moraes Moreira. Em 1977, junto com seu irmão Dadi Carvalho, e apoio de Moraes Moreira, seu parceiro na composição "Semente do Amor", uma das canções mais seria executada no ano de 1980, fundou o grupo A Cor do Som que completa 43 anos de estrada e acaba de lançar o Álbum Rosa, disco 100% instrumental. 


Em 1978, Mú tocou com Gilberto Gil no Festival de Jazz de Montreux. Em 1990, ele excursionou pelo Brasil com a "Legião Urbana", também participando no álbum do grupo, gravado ao vivo, "Música para Acampamentos". Produziu o álbum "Erasmo Carlos Convida 2", com convidados especiais artistas como Djavan, Marisa Monte, Chico Buarque, Skank, Los Hermanos, Kid Abelha, Zeca Pagodinho, Lulu Santos, Adriana Calcanhoto, Simone, Os Cariocas e Milton Nascimento, lançado em maio de 2007.

Também como produtor, Mú recebeu o CD 15 diamantes por seu trabalho para a coleção "Passagens Bíblicas", que vendeu mais de 15 milhões de cópias.


Mu já trabalhou com artistas como Chico Buarque, Jorge Ben Jor, MPB-4, Alceu Valença, Moraes Moreira, Fernanda Abreu, Legião Urbana, Luiz Caldas, Paulinho Moska, Gabriel O Pensador, Marina Lima e Gilberto Gil.


Mú Carvalho, é conhecido também por assinar música original para novelas da Rede Globo de Televisão como O Beijo do Vambiro, Caras e Bocas, Um Anjo Caiu do Céu, Alto Astral, Alma Gêmea, Ti Ti Ti (2010), Verão 90, Êta, Mundo Bom, que foi ao ar neste ano de 2020 e finalizou com o maior pico de audiência dos últimos dez anos, Chocolate com Pimenta (reprisada pelo Canal Viva cuja canção de abertura ele compos com Aldir Blanc) e A Força do Querer que estreiou em edição especial no último dia 21 de Setembro de 2020. A gravadora Som Livre vai lançar integralmente, no próximo mês a trilha sonora instrumental nas plataformas digitais dessa novela que Mú divide com Rodolpho Rebuzzi as composições e a produção musical.

Mú assinou trilhas para o programa Você Decide, séries como As Brasileiras e Dercy de Verdade, filmes dirigidos por Tizuka Yamazaki, Neville de Almeida, entre outros. Sem contar seus 5 álbuns solos disponíveis em todas as plataformas digitais.

Em 8 de junho deste ano, data de seu aniversário, o compositor lançou seu primeiro livro de partituras  que traz 25 de suas composições mais representativas, é um material especialíssimo para pianistas eruditos e populares que querem aprimorar sua maneira de tocar. São choros, baiões, valsas, choros/baiões e canções brasileiras transcritas da maneira exata pelo compositor que ajudam os músicos profissionais e amadores a encontrarem novos caminhos para sua arte. Além disso, cada composição traz um QR Code impresso na página, é só clicar lá e cair direto na gravação original da música!

Em 23 de outubro, A Cor do Som abriu a 2a Edição do Rio Montreux Jazz Festival que foi transmitida ao vivo pelo YouTube, Multishow e Canal Bis. O evento também contou com participação de  artistas renomados como Milton Nascimento, João Donato, Toquinho e Macy Gray.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem