TOP TV WEB

Como Harmonizar Vinhos E Espumantes Nas Ceias De Natal E Réveillon?

   Como Harmonizar Vinhos E Espumantes Nas Ceias De Natal E Réveillon?

As especialistas Cibele Siqueira e Paula Daidone, Sommelières da Wine, sugerem algumas combinações que vão ajudar você a organizar o menu neste fim de ano

(Divulgação)

Dezembro chegou e é hora de pensar o que servir na ceia de Natal e Réveillon. Para ajudar você a se planejar com o menu de fim de ano, as especialistas Cibele Siqueira e Paula Daidone, Sommelières da Wine, maior clube de assinatura de vinhos do mundo, reuniram dicas de harmonizações com alguns pratos que costumam marcar presença na mesa natalina e de virada de ano. 

Perú, Chester e outras aves natalinas 

A carne de ave tem um sabor relativamente neutro, por isso o molho e os acompanhamentos são os fatores que irão determinar a escolha do vinho ideal para acompanhar. Em geral, vinhos brancos, secos e com acidez média são os mais indicados, como Chardonnay e Chenin Blanc. Mas se a ave for servida com frutas vermelhas ou pretas, farofa com bacon ou algum outro acompanhamento mais corpulento, um tinto de leve a médio corpo vai bem, como Grenache, Sangiovese, Barbera ou Merlot. 

Uma boa opção é o Urmeneta Chardonnay 2020

Tender 

O Tender tem um sabor acentuado e normalmente é servido com frutas. Harmoniza muito bem com vinhos mais frutados e levemente adocicados. Por ter um toque defumado, o Tender vai bem com vinhos com alguma passagem por barrica. Brancos encorpados, como Chardonnay, Semillon e Fernão Pires, ou tintos médios meio-seco das castas Merlot, Grenache, Primitivo ou um espumante Demi Sec.

O Viña Oria D.O.P. Cariñena Garnacha 2019  é uma ótima pedida. 

Bacalhau 

Mesmo sendo um peixe, a harmonização com bacalhau nem sempre é feita com vinho branco. Os ingredientes que compõem a receita e o modo de preparo é que irão dizer qual vinho harmoniza melhor. Um lombo de bacalhau assado, por exemplo, por conta de sua textura fibrosa, suporta um tinto médio. Já uma salada de bacalhau ou bolinho de bacalhau vão melhor com um branco de boa acidez, como um Alvarinho, casta nobre de vinho portugueses.

O Partridge Unfiltered Sauvignon Blanc 2020 é perfeito para combinar com o bacalhau no fim de ano.

Salpicão

O Salpicão é feito à base de frango, com maionese. Um prato gorduroso e de textura cremosa. A melhor opção aqui é um vinho branco, com acidez elevada para limpar a gordura da maionese e de corpo médio para que o peso da maionese não esconda o peso do vinho. Chardonnay, Viognier, Chenin Blanc, Semillon e Fernão Pires ou Espumante Brut são algumas ótimas sugestões.

O Dark Horse Brut Bubbles pode ser o acompanhante perfeito. 

Pernil, lombo e outras carnes de porco leves

A carne de porco tem presença de gordura animal, então é preciso um vinho com a presença de taninos para neutralizar essa gordura. Um Merlot, Carménère e Grenache são boas opções. Rosés com coloração escura ou de castas mais tânicas, como Syrah, Malbec e Cabernet Sauvignon também harmonizam bem.

Que tal experimentar com o Partridge Reserva Malbec Rosé 2019?

Lentilha

A lentilha é uma leguminosa com sabor levemente terroso. A uva Pinot Noir faz o par perfeito por também ser uma casta com notas de terra. Mas se a lentilha for o prato do Ano Novo, seguindo algumas superstições, nada melhor que um espumante Rosé Brut para acompanhar, como o Toro Loco D.O. Cava Rosé Brut.

Panetone

A massa do Panetone tem um sabor mais neutro, por isso o que dará o tom da harmonização é o recheio. Os tradicionais com recheio de frutas cristalizadas combinam com vinhos de colheita tardia, como Porto Branco ou um espumante Moscatel. Os recheados com chocolate, castanhas e frutas secas harmonizam com Porto Tawny.

O Espumante Toro Loco D.O. Cava Brut é perfeito para esta harmonização.

Rabanada

A rabanada não pode faltar. A gordura da fritura pede por um vinho branco de acidez elevada e o leite condensado e o açúcar pedem por um vinho doce. A melhor opção é um espumante da uva Moscatel. Se você capricha na canela em cima da rabanada, pode apostar em um Porto Tawny.

O Espumante André Moscato cai muito bem aqui.

Sobre a Wine

A Wine foi fundada em 2008, com a missão de conectar pessoas por meio da paixão pelo vinho. A empresa, que já nasceu online há 12 anos, ousou investir em vinho no país da cerveja e, hoje, é o maior clube de assinatura de vinhos do mundo. Foi eleito o melhor clube de assinaturas do Brasil pelo Prêmio Assinaturas Awards e uma das melhores iniciativas digitais brasileiras na categoria Supermercado pelo Prêmio da Academia iBest. Além do Clube Wine, do e-commerce www.wine.com.br e do app Wine Vinhos, disponível para download na App Store e Play Store, a empresa possui atualmente oito lojas físicas: três em São Paulo e outras cinco em Campinas, Recife, Belo Horizonte, Curitiba e Porto Alegre. 

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem