TOP TV WEB

Como Planejar O Ano Novo Em Tempos De Pandemia

   Como Planejar O Ano Novo Em Tempos De Pandemia

Especialista indica a leitura de livros para se preparar para o ano novo


(Capa do livro"A Biografia de Lionel Messi-Autor:Leonardo Faccio)

Mais um ano chegando ao final e começam os planejamentos para o próximo ano. Cada ano que se renova é uma oportunidade para colocar a vida nos trilhos, refletir sobre o último ciclo e estabelecer novos objetivos. Claro que se tratando de 2020, nem os mais pessimistas imaginariam uma pandemia e uma recessão econômica global. Sendo assim, muitas resoluções deste ano não puderam ser cumpridas.

A Pandemia mudou as nossas relações com o trabalho, com a família, com os amigos e com o mundo exterior no geral. Nos fazendo repensar as nossas prioridades e nossas metas de vida. A saúde psicológica se tornou uma grande preocupação, além do coronavírus. A necessidade de ficar em casa, o afastamento dos entes queridos e a preocupação com a contaminação são as grandes causas dos aumentos de casos de ansiedade e depressão. Segundo estudo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), 80% da população brasileira se tornou mais ansiosa entre os meses de maio e julho.

Porém, a iminência de uma vacina e a chegada de um novo ano trazem o otimismo de volta. Fazendo com que seja possível traçar metas, mesmo que sejam menos ambiciosas e mais realistas. Mas como se planejar em um cenário incerto?! Para o especialista em publicação de livros, Eduardo Villela, existem 3 caminhos para fazer um bom planejamento de ano novo. "Você pode buscar a orientação profissional de um psicólogo, um mentor ou um coach. É possível se planejar sozinho, refletindo o que deseja para si, e uma forma muito prazerosa de fazer um planejamento é por meio da leitura de bons livros", explica Eduardo.

A escolha do livro certo passa pelo aspecto da vida que a pessoa deseja mudar. Se a necessidade de mudança for na vida profissional, existem diversos livros que tratam sobre transição de carreira. Um outro objetivo pode estar relacionado à vida pessoal, a pessoa busca melhorar a sua relação com um familiar. Neste caso, existem livros que trazem orientações valiosas sobre como ressignificar esses relacionamentos.

Ao ler livros relacionados aos assuntos que você quer priorizar para o ano que vem, é possível enriquecer a sua reflexão sobre as suas decisões. A reflexão proporcionada pela leitura de livros, combinada com o apoio de profissionais como os citados acima, facilita ainda mais as decisões que pretendemos tomar para melhorar nossa vida em 2021." Há séculos as pessoas buscam refletir, se fazer perguntas e chegar a respostas através da leitura de bons livros. Inclusive, por meio, também de biografias e autobiografias" completa o especialista.

Veja alguns exemplos para se inspirar:

Biografia de Lionel Messi
Autor: Leonardo Faccio
Editora: Generale Ano: 2012

Gestão de carreiras: As 5 ferramentas essenciais
Autor: Heitor Bergamini
Editora: Évora Ano: 2014

Todo novo começo surge de um antigo começo: Transições de vida e carreira
Autor: Rogério Cher
Editora: Évora Ano: 2012

Check-up de carreira: Saiba quando e como transformar a sua saúde profissional
Autor: Sergio Chnee
Editora: Évora Ano: 2016

Pioneiros e Empreendedores. A Saga do Desenvolvimento no Brasil
Autor: Jacques Marcovitch
Editora: EDUSP Ano: 2006


Eduardo Villela é Book Advisor e assessora pessoas, famílias e empresas na escrita e publicação de seus livros. Trabalha com escrita e publicação de livros desde 2004. Já lançou mais de 600 livros de variados temas, entre eles comportamento e psicologia, gestão, negócios, universitários, técnicos, ciências humanas, interesse geral, biografias e ficção infantojuvenil e adulta. Atuou como editor de aquisições de livros universitários e de negócios na Editora Saraiva, editor de livros de negócios na editora Campus-Elsevier, gerente editorial de todas as linhas de publicação na Editora Gente e copublisher e diretor comercial na Editora Évora. Graduou-se em Relações Internacionais e cursou mestrado em administração, ambos na PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica). Mais informações em www.eduvillela.com

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem