TOP TV WEB

Grupo Sabará É A Primeira Empresa Do Brasil A Ter As Metas

   Grupo Sabará É A Primeira Empresa Do Brasil A Ter As Metas

(Divulgação)

Baseadas nas Ciências aprovadas 504 empresas buscaram o mesmo efeito e o Grupo Sabará, até o momento, é a única empresa do setor químico, em toda a América Latina, a fazer parte desse grande compromisso mundial

Estamos vivendo em uma época de mudanças, crises e oportunidades, diante deste cenário e visando o último relatório da OMM (Organização Meteorológica Mundial) entende-se que esta década é a última oportunidade para mudar o curso que está sendo traçado desde a revolução industrial. A ONU (Organização das Nações Unidas) declarou os próximos dez anos como a "Década da Ação", ou seja, uma chance de estimular governos, pessoas e empresas do mundo todo no sentido único de fazer do planeta Terra um lugar habitável, digno e sustentável para todas as espécies.

Apesar dos esforços globais, mesmo que todos os países cumpram com suas Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDC) no Acordo de Paris, a meta de manter o aumento da temperatura global em muito abaixo de 2ºC dificilmente será atingida se não houver um esforço em conjunto com o setor empresarial.

Por isso, o Pacto Global das Nações Unidas, o CDP, o WWF (World Wild Fund for Nature) e o WRI (World Resources Institute) criaram a Iniciativa das Metas Baseadas na Ciência (Science Based Targets Initiative) com o intuito de direcionar as empresas um caminho claro para um crescimento sustentável.

O Grupo Sabará, que se orgulha de ser uma empresa engajada nos temas da sustentabilidade, vê seu papel como fundamental no desenvolvimento e na atuação para acelerar o progresso global com foco na Agenda 2030. Desta forma, deram mais um passo para o desenvolvimento sustentável e se alinharam neste ano à Iniciativa Global das Metas Baseadas na Ciência.

“Nós entendemos a nossa responsabilidade e visando obter um desenvolvimento cada vez mais sustentável, realizamos inúmeros esforços com o objetivo de minimizar nossa pegada. Trabalhamos ativamente por práticas como economia circular, reuso de água e logística reversa, e,pensando nisso, decidimos nos alinhar às metas baseadas em ciência”, explica Ulisses Matiolli Sabará, CEO do Grupo Sabará.

Metas aprovadas – Sabará é destaque no Brasil e América Latina No total existem 1.045 empresas que estão realizando ações climáticas baseadas na ciência e 504 tiveram suas metas aprovadas pela Iniciativa. Para o Grupo Sabará, o momento é de muita comemoração, pois em outubro deste ano se tornou a primeira empresa do Brasil a ter suas metas aprovadas pela iniciativa, sendo também a primeira indústria no setor químico da América Latina.

Mas o que são as metas baseadas nas ciências?

As science-based targets ou metas baseadas em ciência são metas corporativas para a sustentabilidade, ou seja, é um guia para empresas desempenharem ações sustentáveis contra as mudanças climáticas com base no que há de mais atual em termos de ciências climáticas para redução de emissões de gases do efeito estufa (GEE).

De acordo com o próprio site do programa, elas fornecem às organizações um caminho claramente definido, especificando quanto e com que rapidez precisam reduzir suas emissões de gases de efeito estufa. Ao aderir à iniciativa, as companhias garantem que transformação de uma cadeia de baixo carbono alinhada com a ciência do clima. Isso vai ajudar a prevenir mudanças climáticas perigosas. E também prova aos consumidores, investidores e governos que o setor privado está liderando cada vez mais o caminho no combate às alterações do clima.

Ações sustentáveis fazem parte do DNA do Grupo Sabará

Além dessa ação, o Grupo Sabará, por meio de suas unidades de negócios,participa de diversos projetos em prol do meio ambiente e da sustentabilidade.

Em 2020, por exemplo, a empresa se associou ao Benchmark Club, do CDP,nos temas Mudanças Climática e Segurança Hídrica. “O intuito foi trazer as melhores práticas do mercado para dentro de casa, e compartilhar um pouco da nossa expertise”, explica Ulisses Sabará. O CDP é uma organização sem fins lucrativos e uma das maiores referências no mundo quando se trata de captação, estudo e disponibilização de dados nestes assuntos.

Recentemente, o Grupo recebeu a classificação Ecovadis Gold pelo seu Compromisso Global com a Sustentabilidade. E conquistou também o Selo de Uso de Energia Renovável para a planta localizada em Santa Bárbara d’Oeste– SP, que certifica que 100% da energia consumida pela unidade está lastreada pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e foi gerada por fontes de energias renováveis provenientes do mercado livre, tais como usinas eólica e solar, de pequenas centrais hidrelétricas e biomassa. Em 2019, a planta adquiriu energia de fonte renovável suficiente para suprir 100% de seu consumo e reduziu em 116,51 Ton a emissão de CO₂, um dos gases causadores do aquecimento global.

Vale ressaltar ainda que as operações de todas as plantas do Grupo Sabará trabalham em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS).  Não à toa, em 2016, Ulisses Matiolli Sabará, presidente do Grupo Sabará, foi reconhecido como um Local SDG Pioneer durante a conferência de Líderes do Pacto Global da ONU. 

O Grupo Sabará também se tornou a primeira indústria do setor químico da América Latina a emitir títulos verdes, os chamados Green Bonds, ou seja, é a primeira vez que uma empresa química do país consegue atender a critérios verdes, que permitem acesso ao capital para projetos ambientais. E tornou-se membro do CEO Water Mandate, uma plataforma que reúne líderes empresariais para enfrentar os desafios globais da água por meio da administração corporativa, em parceria com a Organização das Nações Unidas(ONU), governos e organizações da sociedade civil, com o objetivo de se conectar com as principais tendências de gestão corporativa da água e desenvolver práticas inovadoras e sustentáveis.

Sobre o Grupo Sabará

O Grupo Sabará, com mais de 60 anos de história, é genuinamente brasileiro e reconhecido pela sua capacidade de inovação e adaptação. Por meio de seus vários ramos de atividade, o Grupo Sabará atua em todo o território nacional e possui distribuição em mais de 40 países ao redor do mundo. É especializado no desenvolvimento de tecnologias, soluções e matérias-primas de alta performance, voltadas aos mercados de tratamento de águas, cosméticos,nutrição e saúde animal e às indústrias de alimentos e bebidas.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem