TOP TV WEB

Hoje tem Lançamento Virtual do Livro A mulher Escritora No Espírito Santo, da autora Ester Abreu.

04 de dezembro de 2020 às 19 horas. 

No link:  https://meet.google.com/ojs-bwmu-drf?authuser=2      


Por Joacles Costa  

        

                                   foto divulgação           

        A obra da professora Emérita da Ufes, Ester Abreu Vieira de Oliveira, já direciona o leitor a um registro de uma memória pelo título A mulher escritora no Espírito Santo e a Academia Feminina Espírito–santense de Letras – Relato histórico (Formar, 2019)e pela dedicatória a quatro dedicadas mulheres capixabas: Arlette Cypreste de Cypreste, Judith Leão Castello Ribeiro, Maria Stella de Novaes e Virgínia Tamanini, que contribuíram para que fosse criada a Academia Feminina Espírito-santense de Letras (AFESL), e para que fosse reconhecida condignamente as mulheres escritoras de nossa terra.

       Os dados históricos documentados e fotos nos quais a pesquisadora se apoiou, foram na maioria, retirados da documentação do arquivo da AFESL, valendo-se também de algumas obras de pesquisadores e críticos literários.

      Esta obra torna-se-á um ponto fulcral da pesquisa histórica/literária da produção literária e social da mulher capixaba, da evolução e realizações sociais e literárias da AFEL e de nomes de acadêmicas que fizeram a história da literatura capixaba e que podem ser um índice para estudos bibliográficos.

      E assim termina a autora com uma mensagem a historiadores e pesquisadores: A história da humanidade se cria a todo instante.  Sempre o tempo vai rodando a sua roda e alguma coisa nova vai surgindo. Essa é a razão de que aqui não vá todo o passado da Academia Feminina Espírito-santense de Letras, pois a sua história aqui não para e será prosseguida em estudos memorialísticos posteriores.

2 Comentários

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem