TOP TV WEB

Projeto Aproximou Colaboradores A Jovens Para Mentoria Profissional

   Projeto Aproximou Colaboradores A Jovens Para Mentoria Profissional

Iniciativa da FESA Group promoveu aconselhamento profissional e simulação de entrevista a jovens em vulnerabilidade social

(Divulgação)

Mesmo durante o isolamento, as ações de mentoria voluntária desenvolvidas pela FESA C.R.O.M.A, braço social da FESA Group, não pararam. Os jovens que participaram do projeto realizaram a mentoria com os profissionais de forma online, em vídeo-chamada ou, em algumas vezes, por ligação telefônica.

Em parceria com empresas comprometidas com temas como diversidade e inclusão social, a FESA C.R.O.M.A. executa programas sem fins lucrativos de mentoria profissional, workshops sobre carreira e simulações de entrevistas. A metodologia é própria e as ações são customizadas, tendo sempre como foco o jovem. A aproximação é feita com jovens que participam de projetos nas ONGs parceiras do FESA C.R.O.M.A.

Os 13 programas de mentoria voluntária promovidos pela FESA Group foram feitos com a participação de empresas como Chilli Beans, Schneider Electric, SAP, P&G, Pitzi, CAOA, Astellas, Baker Hughes, Merck e Womcy.

 "Esse ano mais de 1.500 jovens foram impactados e, se considerarmos seus familiares, mais de 4 mil pessoas alcançadas indiretamente", afirma Tainá Braga, diretora da FESA C.R.O.M.A.

Com o isolamento social os projetos que estavam em andamento foram adaptados para o formato online. “A situação exigiu que mudássemos o formato para manter o cronograma de aconselhamento aos jovens. Por isso, os encontros que eram presenciais passaram a serem online. Em alguns casos, por falha de sinal de internet, a conversa foi por ligação telefônica, mas não deixou de acontecer”, comenta Tainá.

Já em algumas empresas, a ação de mentoria voluntária teve início e conclusão de forma online. “Em conversa com os representantes da Schneider Electric, por exemplo, entendemos que precisávamos manter a ação de voluntariado. Foi algo importante para os jovens, principalmente nesse período de isolamento que alterou a nossa rotina. Os colaboradores também estavam preparados para a mentoria, pois já haviam passado pelo treinamento. Logo, percebemos que podíamos manter e adaptar no que fosse possível”, relata Tainá. O programa de mentoria voluntária da Schneider contou com 17 jovens apoiados pela ONG Projeto Arrastão.

Simulação de entrevista online

A FESA C.R.O.M.A. também mobilizou a ação de simulação online de entrevista de emprego para os jovens. O projeto teve por objetivo orientá-los a como se comportar durante uma entrevista de emprego. As orientações ressaltaram tanto a postura durante uma entrevista presencial quanto online.

“Estamos em um momento de muita responsabilidade social e essa iniciativa foi justamente para mantermos nossa atenção aos jovens que durante e, principalmente, após essa crise precisam estar capacitados para participar dos processos seletivos. Esse período pode ser aproveitado de diversas formas, inclusive impactando positivamente a vida de um jovem por meio da orientação profissional”, comenta a diretora da FESA C.R.O.M.A.

Para esse projeto foram abertas inscrições permitindo que outros profissionais pudessem atuar como voluntários. “Além de impactar os jovens, nossa ideia nesse momento foi de expandir essa ação de voluntariado para que mais profissionais pudessem participar.” Foram feitas mais de 300 simulações de entrevistas online.

“Acreditamos que a simulação de entrevista é importante para proporcionar capacitação aos jovens e proporcionar que se sintam mais aptos e preparados na busca por um emprego. A ação durou cerca de uma hora, com o tempo dividido entre a simulação de entrevista e o feedback do voluntário para os jovens. A última etapa ficou por conta do jovem, na qual ele pode esclarecer outras dúvidas sobre entrevista ou oportunidades de carreira”, descreve Tainá.

Carlos Guilherme Nosé, CEO da FESA Group e idealizador da FESA C.R.O.M.A., acredita que ações de voluntariado que proporcionam experiência corporativa aos jovens impactam no desenvolvimento profissional deles. "Queremos ser uma ponte entre o terceiro setor e o mercado de trabalho. Por isso, nosso foco principal é aumentar o nível de empregabilidade de jovens de baixa renda, oriundos de escolas públicas. Empregabilidade é a capacidade de conseguir e se manter em um emprego. Envolve habilidades técnicas, comportamentais e culturais. Nossas ações, por meio da FESA C.R.O.M.A., fazem com que esses jovens vivenciem uma experiência corporativa, se envolvam com executivos que os inspirem profissionalmente e que os ajudem a desenvolver um plano de carreira de longo prazo", conclui.

Sobre a FESA Group 

Consultoria especializada em gestão de talentos e desenvolvimento organizacional, a FESA Group oferece recrutamento consultivo, coaching e avaliação, desenvolvimento de lideranças, certificações internacionais, remuneração estratégica e assessment center. Com escritórios regionais no Brasil e presença em Miami (EUA), Buenos Aires (Argentina) e Monterrey (México), a FESA Group representa as marcas FESA Executive Search (recrutamento de executivos no Brasil), FESA ASAP (recrutamento de profissionais no nível inicial da carreira gerencial), FESA Advisory (gestão e desenvolvimento de talentos), FESA XFour (ecossistema de HR Techs) e FESA C.R.O.M.A. (programa social com projetos educacionais e de qualificação profissional). Mais informações no site https://fesagroup.com/.


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem