TOP TV WEB

ENTREVISTA 

Por Joacles Costa


''Procuro Incentivar as crianças a serem criadoras e não meras reprodutoras do sistema educacional.'' Michelly Santos.

foto de divulgação

 A musicalização é o processo de construção do conhecimento musical: seu principal objetivo é despertar e desenvolver o gosto pela música, estimulando e contribuindo com a formação global do ser humano. O lúdico funciona como elemento motivador para o desenvolvimento da expressão musical, em um processo cujos principais elementos são a imitação, a percepção e a criação. Esse conhecimento de musicalização é transmitido por Michelly Santos, mais conhecida como tia Michelly e que desempenha a profissão de Professora de música e arte na educação infantil e ensino fundamental.


Michelly nasceu no dia 25 de Janeiro de 1987 e hoje ela é estudante de licenciatura plena em música e artes na FAMES – Faculdade de Música do Espírito Santo/Brasil. Ela Possui duas extensões em canto popular, extensão em vivências musicais no ensino fundamental, produção de musicais e música e movimento. É cantora, compositora, tecladista e contadora de histórias infantis de eventos escolares e do instagram @tiamichellyadoleta.

Joacles Costa: Como você transmite sua experiência de musicalizaçao infantil ?
Michelly Santos: Atuo como professora de musicalização infantil e artes na educação infantil e ensino fundamental, visando sempre associar o aprendizado a ludicidade.

Joacles: O que você busca desenvolver na percepção musical da criança?

Michelly: Isso é sem dúvida um grande desafio. Procuro Incentivar as crianças a serem criadoras e não meras reprodutoras do sistema educacional. Trabalho muito a criatividade das crianças. Tenho também como finalidade a introdução do ser humano no campo da compreensão musical, contribuindo para a vivência artística por meio de brincadeiras, expressão corporal através de histórias que reconto para crianças que estão desenvolvendo a percepção auditiva, visual, tátil, inteligência artística e a sensibilidade.

foto de divulgação

Joacles: Qual a importância do professor de musicalização nessa faixa etária?
Michelly: É totalmente considerável. Primeiro, o importante é fazer que todos docentes que atuam como professores de musicalização infantil, entendam a sua importância dentro da música na fase infantil. Vários pais colocam os filhos nas aulas com a intenção de que eles já estão predispostos e venham aprender um instrumento de imediato, sem antes passar por todo o processo, para saber qual realmente é a afinidade da criança e o que ela realmente deseja.

Joacles: A quem você atribui o método de desenvolvimento do aprendizado lúdico?
Michelly: Sou grande admiradora do conceito de afetividade de Henrique wallon, que é o grande responsável pelo desenvolvimento Infantil. Acredito que essa atividade está ligada diretamente à ludicidade. A criança precisa ter prazer no que ela está desenvolvendo. Precisamos sair um pouco dos modos tradicionalistas de ensino e reinventar a educação. O mais importante é levar isso a sério.

Joacles: Qual o maior desafio que o professor de música enfrenta nessa faixa de idade?
Michelly: O que estimula o profissional formado nessa área é atuar diretamente com a musicalização. Acredito que o objetivo mais desafiador do professor de música é, não ser considerado apenas um professor e/ou somente uma pessoa que brinca e toca musiquinhas com as crianças. É um pensamento bem triste porém, ainda muito consistente na mente de muitos professores e pedagogos.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem