TOP TV WEB

Embarque para a Europa sem sair de casa. Vinhos que te levam até a França, Portugal, Itália e Espanha

   Embarque para a Europa sem sair de casa. Vinhos que te levam até a França, Portugal, Itália e Espanha

Wine convida os apaixonados por vinho para degustar rótulos europeus de destaque e conhecer suas principais características

(Divulgação)

Com a proximidade do Carnaval, muitas pessoas já estariam contando os dias para aquela viagem dos sonhos, se não fosse a pandemia. Mas a boa notícia é que podemos viajar de forma segura, sem sair de casa. As especialistas Paula Daidone e Cibele Siqueira, Sommelières da Wine, maior clube de assinatura de vinhos do mundo, decidiram embarcar para a Europa, sem sair de suas casas, mas sim degustando vinhos incríveis de renomadas vinícolas da França, Portugal, Itália e Espanha.

A primeira parada desta viagem ao mundo do vinho será na França. Um happy hour para os franceses é sempre acompanhado de uma taça de vinho. Com sua pluralidade de AOCs, ou seja, vinhos de Denominações de Origem Controlada, a França consegue fazer você viajar por todos os tipos de vinho. Como principais berços da história do vinho, temos para os rosés a região de Provence, para os tintos de corte Bordeaux e para espumantes a bela e elegante Champagne. “A França é um país em que a cultura do vinho é muito forte, não só no cultivo das vinhas, nos métodos menos agressivos ao meio-ambiente, mas também no consumo”, explica Cibele Siqueira.

Um destaque francês é o Champagne Jacquart Mosaïque Brut com seus aromas e perlage elegantes, um espumante com boa cremosidade em boca. Outro destaque é o Château de La Rivière A.O.C. Fronsac 2016, um Grand Vin de Bordeaux que possui um belo potencial de guarda!

Próximo destino: Portugal. O país é conhecido pelo seu tradicionalismo e parte dessa fama vem de suas uvas. Portugal detém o segundo lugar no número de castas autóctones, com mais de 250 espécies de uvas nativas. Segundo Paula Daidone, “a Touriga Nacional é a variedade mais importante e aparece muito em cortes de vinho tinto, o que confere um aroma característico de violeta. Nos brancos, a Alvarinho predomina. Uma uva aromática e com um toque mineral”. Uma característica de Portugal é criar blends. É comum encontrarmos vinhos com mais de 3 castas. São essas misturas de variedades que criam a identidade da região onde o vinho é elaborado.

O Terras de Estremoz Regional Alentejano Tinto 2019 é um vinho português com aroma intenso e cativante de frutas vermelhas. Muito saboroso e fácil de beber. Na boca é suave com o frescor de um vinho jovem tipicamente Alentejano. Outro português de destaque é o Piranha D.O.C. Vinho Verde 2019. Este blend representa todas as características das castas tradicionalmente usadas na região demarcada dos Vinhos Verdes, distinguindo-se pela riqueza do seu paladar e aromas autênticos.

Agora, vamos desembarcar na Itália. A região é a casa de grandes vinhos e também detém o maior número de uvas nativas do mundo, o que dá aos vinhos italianos um perfil bem particular. A característica mais marcante de seus vinhos é a alta acidez. Os vinhos tintos da Itália têm um paladar macio, frutado e com um leve dulçor. Os brancos são frescos, leves e costumam apresentar um toque cítrico. “São vinhos feitos para acompanhar alguns pratos e que normalmente agradam desde os paladares mais refinados até os iniciantes. O sabor do vinho italiano está muito próximo do paladar do brasileiro, por isso faz tanto sucesso por aqui”, conta Paula. Obviamente, estes vinhos são perfeitos para acompanhar a culinária italiana: massa, pizza, polenta, risoto!

O Monteguelfo D.O.C.G. Chianti 2018 e o Fantinel Borgo Tesis Pinot Grigio Doc Friuli 2018 são dois exemplos de vinhos italianos que não podem faltar na sua adega. Um branco de Friuli, uma região italiana reconhecida como o berço de excelentes vinhos brancos do país, e um tinto Chianti que, embora seja um clássico da Toscana, tem um perfil moderno com foco na expressão da uva Sangiovese, que domina o corte do vinho. 

Neste tour por vinhos europeus, não poderíamos deixar a Espanha de fora. Os vinhos espanhóis são de estilos que variam de tintos tradicionais envelhecidos em barril até brancos frutados e modernos. As principais regiões com vinícolas são Rioja, Navarra, Cariñena, Catalunha, Penedès, Priorat, Ribera del Duero, Valencia, Jumilla e La Mancha. Além disso, a Espanha tem três grandes zonas climáticas: a Costa norte e noroeste com um clima marítimo moderado com influência do Atlântico; a Costa leste com seu clima mediterrânico moderadamente quente e a Meseta Central com um clima continental quente. Na opinião da Sommelière Cibele, a Espanha é um país que traz desde vinhos mais austeros até vinhos macios, geralmente com passagem por barrica e com vinhas velhas. “É possível harmonizar desde frutos do mar, paella até embutidos com os vinhos espanhóis. Eles possuem também a característica de potencial de envelhecimento. Suas principais castas tintas são Tempranillo, Garnacha e Monastrell. Já as castas brancas que se destacam são a Verdejo, Albariño, Airén, Viura, Parellada e Xarel-lo”.

O vinho Esteban Martín Reserva D.O.P. Cariñena Garnacha Cabernet Sauvignon 2016, premiado em 92 pontos James Suckling, traz complexidade com seus 14 meses de amadurecimento em barricas de carvalho. Outro destaque é o Terra dUro D.O. Toro Verdejo 2017, um branco que traz todo o frescor desta uva e seu terroir!

Os vinhos indicados acima podem ser encontrados no e-commerce https://www.wine.com.br/, no app Wine Vinhos e também nas lojas físicas espalhadas pelo Brasil. Todas as lojas da Wine estarão funcionando normalmente nos próximos dias, mesmo na segunda e terça-feira que tradicionalmente seriam Carnaval, dias 15 e 16/02. O endereço, horário de funcionamento e número do delivery de cada loja pode ser conferido em http://wine.com.br/lojas

Sobre a Wine

A Wine foi fundada em 2008, com a missão de conectar pessoas por meio da paixão pelo vinho. A empresa, que já nasceu online há 12 anos, ousou investir em vinho no país da cerveja e, hoje, é o maior clube de assinatura de vinhos do mundo. Foi eleito o melhor clube de assinaturas do Brasil pelo Prêmio Assinaturas Awards e uma das melhores iniciativas digitais brasileiras na categoria Supermercado pelo Prêmio da Academia iBest. Além do Clube Wine, do e-commerce www.wine.com.br e do app Wine Vinhos, disponível para download na App Store e Play Store, a empresa possui atualmente oito lojas físicas: três em São Paulo e outras cinco em Campinas, Recife, Belo Horizonte, Curitiba e Porto Alegre.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem