TOP TV WEB

VÍDEO-SÉRIE TEATRAL DE ARTISTA CEARENSE DENUNCIA HOMOFOBIA ATRAVÉS DE HISTÓRIAS

   VÍDEO-SÉRIE TEATRAL DE ARTISTA CEARENSE DENUNCIA HOMOFOBIA ATRAVÉS DE HISTÓRIAS

Numa vídeo-série de 4 episódios disponíveis no YouTube, o ator William Axel representa histórias de amor, desejo, compreensão, alegria e fazer artístico, para alertar sobre a discriminação e o preconceito.

(Divulgação)


O projeto "El Niño" (o menino) é um trabalho solo de vídeos teatrais que compõem a pesquisa 'Cartografias [Homo]afetivas' do ator William Axel desenvolvida no Mestrado em Artes do Instituto Federal do Ceará (IFCE). Trata-se de um produto cênico-visual encenado, que traz uma reflexão sobre as violências vividas no dia-a-dia decorrentes da homofobia.
Um trabalho intenso de teatro misturado com audiovisual, o ator reuniu narrativas reais, de garotos que sofreram violências físicas, psicológicas e/ou sociais pelo seu modo de viver e de se relacionarem na comunidade.

INSPIRAÇÃO: A VERDADE CRUA

No ano de 2020, a Organização Mundial da Saúde – OMS – declarou que vivemos a pandemia do novo coronavírus – COVID 19. O isolamento social é uma medida que o mundo inteiro adotou como forma de prevenir um colapso no sistema de saúde. Sobre esse contexto que também inspirou a obra, William declara: "O mundo vive essa pandemia que nos obriga a ficar distante daquilo que é mais caro ao fazer teatral: o contato. De que maneira dar continuidade às nossas criações em um período em que as pessoas precisam cumprir um isolamento social? Que metodologias de criação surgem nesse processo de isolamento?", questiona o idealizador do projeto.

O "El Niño" compreende quatro episódios disponibilizados online, criados através da construção dramatúrgica, que incluem histórias de amor, desejo, compreensão, alegria e fazer artístico. Cada episódio foi construído em uma parte diferente da moradia do artista-criador, William Axel. Em cada cômodo da moradia é encenado um episódio. "E em cada episódio, um universo poético-real construído. É a elaboração de uma dramaturgia a partir da própria casa", ressalta o ator.

Os vídeos já começaram a ser disponibilizados de forma livre e gratuita no canal de YouTube: https://youtu.be/ylOFmouCEc8. A recomendação de idade é para o público adulto (a partir dos 18 anos).

Trata-se de um projeto fomentado com recursos da lei 14.017/2020 - LEI ALDIR BLANC - por meio da Secretaria Municipal de Cultura de Fortaleza - SecultFOR.
Imagens: Divulgação - Imprensa William Axel

SERVIÇO
"El Niño"
Formato: Vídeo-série de quatro episódios com histórias que denunciam a homofobia.
Disponibilidade: permanente.
Roteiros, direção e atuação: William Axel.
Produção: Lucas Alexandre.
Imprensa: César A. Martín - (85) 9 8880-1577.
Projeto: 'Cartografias [Homo]afetivas", pesquisa desenvolvida no Mestrado em Artes do Instituto Federal do Ceará (IFCE) – Programa de Pós-Graduação em Artes
Apoio: projeto fomentado com recursos da lei 14.017/2020 - LEI ALDIR BLANC - por meio da Secretaria Municipal de Cultura de Fortaleza - SecultFOR.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem