TOP TV WEB

01.03 - Dia do Turismo Ecológico

   01.03 - Dia do Turismo Ecológico

(Divulgação)

O calendário de março já abre com a comemoração, no dia 1º, do Dia do Turismo Ecológico.

Um tema que há tempos vem se estabelecendo como ponto focal do debate do futuro e, com a pandemia, ganhou ainda mais relevância.

 

A Roteiros de Charme nasceu em 1992 já com esta missão de praticar uma hotelaria de qualidade de forma sustentável e a cada dia reúne mais hotéis e viagens com este mesmo propósito.

 

O presidente da Associação Roteiros de Charme, Helenio Waddington, dá cinco dicas para quem quer começar, desde já, a praticar o turismo sustentável.

 

- Priorizar empreendimentos que se envolvam com a comunidade do seu entorno; 

A sustentabilidade e cuidado com o meio ambiente vão além de cuidar da flora e fauna locais. Os hotéis associados da Roteiros de Charme são estimulados a trabalhar com as comunidades do seu entorno, seja qualificando e contratando como colaboradores ou priorizando os fornecedores e pequenos produtores locais.  Isso pode ser percebido e valorizado em sua estada.

 

- Buscar conhecer as práticas ambientais dos locais onde se hospeda;

Em 1999, a Roteiros de Charme, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, desenvolveu um Código de Conduta Ambiental, referência internacional da iniciativa privada em proteção ao meio ambiente.

 

- Prestigiar os empreendimentos hoteleiros de seu estado e país;

 Viajar de avião e atravessar o oceano pode ser uma grande aventura, mas se olhar com atenção você verá que a sua cidade, estado e país contam com uma grande variedade de empreendimentos hoteleiros nos mais variados destinos que podem representar uma grata surpresa. Os hotéis associados da Roteiros de Charme estão espalhados pelo Brasil, e muitos deles próximos aos grandes centros. Considere incluir os hotéis próximos de sua casa em seu planejamento de viagens, e assim você estimulará a economia de sua região. 

 

- Adote você também uma postura sustentável na sua rotina de viagens;

Desde a necessidade de higienização diária dos apartamentos, lavagens das toalhas e lençóis, ao uso das amenities, geração de lixo e consumo de embalagens plásticas. Todas essas pequenas escolhas individuais acabam gerando um grande impacto ao meio ambiente. Repense sua rotina sob a ótica da sustentabilidade. O meio ambiente agradece. 

 

- Reduzir o consumo de plástico em sua estadia e refeições;

A mais recente parceria da Associação Roteiros de Charme com a ONU tem como foco a redução do plástico no turismo. Em 2020, assinamos uma parceria com o programa Global Tourism Plastic Initiative, sendo a única entidade brasileira a aderir ao projeto. Nosso objetivo é auxiliar nossos associados na redução do consumo de plástico em suas instalações, e fazer o descarte correto.

 

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem