TOP TV WEB

Conheça 4 programas de Diversidade que contribuem com a inserção de pessoas pretas, LGBTQIA+, 50+ e mulheres no mercado de trabalho

   Conheça 4 programas de Diversidade que contribuem com a inserção de pessoas pretas, LGBTQIA+, 50+ e mulheres no mercado de trabalho

Além de sanarem o problema da escassez de mão de obra qualificada, programas de Education Recruiting da Share RH também buscam levar mais diversidade para dentro das empresas

(Divulgação)


De uns anos para cá, a importância da diversidade e da inclusão dentro das empresas passou a ganhar cada vez mais força. Para se ter uma ideia, alguns estudos já mostram que, quando uma companhia prima pela diversidade, favorecendo a troca de experiências entre pessoas com perfis e experiências de vida diferentes, isso tende a aumentar tanto a motivação quanto a produtividade dos funcionários, de forma geral.

Um levantamento feito pela Organização McKinsey &Company, por exemplo, mostrou que empresas com diversidade étnica e racial possuem 35% mais chances de ter rendimentos acima da média do seu setor. Quando falamos em diversidade de gênero, essa porcentagem é de 15%. Ou seja: os números realmente comprovam que trabalhar com colaboradores de diversos perfis não é apenas uma opção, mas sim uma necessidade real para o sucesso das empresas.

Diante deste contexto, a Share RH, consultoria especializada em soluções para Recursos Humanos, desenvolveu quatro programas de Education Recruiting focados em Diversidade, que têm como objetivo formar e inserir grupos específicos de profissionais no mercado de trabalho.

O Education Recruiting é uma metodologia que une as estratégias de Seleção e Treinamento a fim de proporcionar a oportunidade de formação de profissionais no curto prazo, bem como aumentar a capacidade de contratação de mão de obra qualificada.

Neste modelo, as empresas oferecem capacitação, pré-selecionando os profissionais para garantir que eles estejam dentro do perfil desejado e selecionando para contratação aqueles que tiverem os melhores resultados ao final do programa.

Women Can Code

Lançado em 2019, o Women Can Code é o primeiro programa desta lista e veio para oferecer oportunidades para mulheres na área de tecnologia, por meio da formação técnica nas principais linguagens de programação desejadas por empresas da área.

Desde então, já foram realizadas quatro edições da iniciativa, que, juntas, contaram com a participação de mais de 20 empresas parceiras da Região Metropolitana de Campinas (RMC), como Bosch, Matera, Grupo Ultra e Venturus.

Até o momento, o Women Can Code ajudou a formar cerca de 350 mulheres, divididas em oito das principais linguagens de programação existentes. Ao final da formação, mais de 30 participantes já saíram do programa empregadas pelas empresas patrocinadoras. A próxima edição do programa já está com inscrições abertas no site http://share-rh.rds.land/womencancode-5edicao e conta com expectativas de ultrapassar o número de inscritas das últimas edições.

Além de suprir a crescente demanda por profissionais ligados à tecnologia, o Women Can Code também busca reduzir o desequilíbrio de gênero entre a força de trabalho da área, visto que, ainda hoje, cerca de apenas 17% das pessoas desenvolvedoras no Brasil são mulheres.

AfroDev

Pautada pelo sucesso do Women Can Code, a Share RH criou programas de Education Recruiting voltados para outros públicos. Em 2020, por exemplo, a empresa lançou o AfroDev, programa de inclusão social que visa desenvolver, capacitar e oferecer oportunidades reais de emprego para profissionais pretos que queiram trabalhar na área de tecnologia. 

A primeira edição do programa, que aconteceu no ano passado, recebeu quase mil inscritos, entre mulheres e homens. Ao final, 29 pessoas foram contratadas para atuarem em empresas renomadas como a ABI, CI&T, Oi, Raia Drogasil e Alelo.

Dando continuidade à iniciativa, a Share RH já prepara a segunda edição do AfroDev, com o apoio das empresas 3778 e Venturus. As inscrições estão abertas no site https://conteudo.sharerh.com/afrodev-2-edicao e são voltadas tanto para pessoas pretas que ainda não trabalharam como desenvolvedoras no mercado, mas que já possuem uma base sólida em linguagem de programação, quanto para iniciantes, o que inclui quem possui conhecimento mínimo sobre o assunto.

PrideDev

Para 2021, a Share RH preparou dois novos programas de Diversidade para o mercado. O primeiro deles é o PrideDev, que abrirá as inscrições para a primeira edição em junho deste ano. Desta vez, o foco será o recrutamento e capacitação voltados para as pessoas da comunidade LGBTQIA+ que desejam se desenvolver dentro da carreira de tecnologia.

Da mesma forma que o Women Can Code e o AfroDev, o PrideDev terá sua abordagem dividida em três pilares (sensibilização, formação e contratação de novos talentos), a fim de aumentar a oferta de profissionais qualificados em tecnologia, ao mesmo tempo em que contribui para o aumento da diversidade neste ambiente.

Sênior Talents

Mesmo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostrando que o crescimento do desemprego de longo prazo é maior entre os jovens, os profissionais acima de 50 anos também têm encontrado dificuldades ao tentar uma recolocação.

Tendo como base esta realidade, a segunda novidade que a Share RH preparou para este ano é o Sênior Talents, um programa específico de recrutamento e capacitação de profissionais seniores, cujo objetivo principal é oferecer oportunidades de emprego para pessoas 50+ que procuram uma nova oportunidade de trabalho.

A primeira edição acontecerá em maio e contará com 35 vagas. Os participantes selecionados serão acompanhados pelo time da Share RH e treinados por meio de trilhas de desenvolvimento, criadas em conjunto com as empresas patrocinadoras da iniciativa, e ferramentas de desenvolvimento individual.

 

“A Share RH se orgulha muito do impacto que tem gerado a partir dos programas de formação com foco em diversidade. Com as iniciativas citadas acima, pretendemos ajudar as empresas a contornarem dois problemas distintos em nossa sociedade: a escassez de mão de obra qualificada, principalmente na área de tecnologia, e a inclusão de pessoas pertencentes a diversos recortes sociais”, reforça Augusto Passarelli, Head of Share The Future Services.


Sobre a Share RH


Criada em 2015, a Share RH é uma consultoria especializada em soluções para Recursos Humanos, que atua diretamente na seleção, gestão e desenvolvimento do principal ativo das empresas: as pessoas.

Além de atuar na área de recrutamento e seleção para middle e top management, a Share RH oferece serviços de consultoria em gestão de pessoas, programas de estágio/trainee e formação para gaps de mão de obra qualificada (Education Recruiting), programas corporativos de desenvolvimento para executivos e criação e implementação de campanhas de marca empregadora (Employer Branding).

Com escritórios em São Paulo, capital e no interior, a Share RH está preparada para atender clientes nacionais e multinacionais para projetos em todo o território nacional.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem