TOP TV WEB

Gino Contin combina Friarielli, Figos e Queijo Coalho em sua de última Pizza de Verão

   Gino Contin combina Friarielli, Figos e Queijo Coalho em sua de última Pizza de Verão

Chef do Maverick harmoniza vegetal italiano em conserva, figos frescos e queijo brasileiro com castanha de caju e mel para criar uma redonda exótica que surpreende o paladar

(Chef Gino Contin-Divulgação)

Com outono chegando, o Chef Gino Contin ainda tem o finalzinho da estação para lançar sua última Pizza de Verão. Dessa vez, ele usou o famoso Friarielli de Napoli, figos frescos, cubos de queijo coalho, mel e castanha de caju para criar uma mistura de ingredientes de várias origens que dão um sabor único a essa pizza.

Para preparar a iguaria, além da sua massa de longa fermentação feita com farinha italiana 00, o chef combinou o doce do figo com mel com o toque salgado do coalho assado e o sabor exclusivo do friarielli em conserva que tem ainda pimenta e alho. Para finalizar, Gino usou castanhas de caju para trazer mais textura e uma crocância especial à essa pizza.

“A pizza de Friarielli e Salsiccia é a segunda mais vendida em Napoli, perdendo apenas para a Marguerita. Por isso, decidi usar o friarielli napolitano, um vegetal típico que cresce exclusivamente nas áreas interiores do Campânia e é considerado uma iguaria da culinária local, para combinar esse sabor especial com um queijo bem brasileiro e o frescor adocicado do figo” explica o chef que há 18 anos pilota  forno a lenha do MAVERICK THEMATIC MUSIC BAR, localizado em Limeira, no interior de São Paulo.

Para o preparo da receita é só acessar  https://drive.google.com/drive/folders/1ZESe5Mepi3HIqeejjkn3dOVCxZIFLnVN e conferir a receita abaixo:

MASSA DE PIZZA DE LONGA FERMENTAÇÃO

Ingredientes:

1kg de farinha de trigo, de preferência italiana 00

600ml de água

3g de fermento seco

30g de sal

Semolina ou fubá para abrir a massa

Modo de preparo:

Massa: Separe um pouco da água para dissolver o sal. Coloque o restante da água numa tigela e acrescente os ingredientes secos aos poucos. Quando chegar na metade dos ingredientes, coloque a água com sal e depois o restante da farinha. Sove a massa e deixe descansar em recipiente fechado por 12h. Caso queira fazer longa fermentação, deixe por mais 12 horas na geladeira.  Divida a massa fermentada em quatro partes e boleie. Polvilhe uma superfície com semolina ou fubá e abra uma das partes da massa com as mãos marcando a borda da pizza com os dedos. Coloque em uma forma de pizza e leve para assar em forno alto por 10 a 12 minutos.

PIZZA DE FRIARIELLI, FIGO, QUEIJO COALHO E CASTANHA DE CAJU

Ingredientes:

350 g de massa de longa fermentação para pizza napolitana

270 g ou 8 fatias de queijo muçarela (se preferir pode usar Búfala)

3 figos

200 g de friarielli

2 fatias de queijo coalho

20 g de castanha de caju picadas

Modo de preparo:

1ª Parte - pré-preparo do figo: corte os figos em 6 pedaços em formato de cunha e regue com mel.  2ª Parte pré-preparo do coalho: corte o queijo em cubos pequenos, duas fatias de coalho com 1cm é suficiente. 3ª Parte Friarielli: tirar 200g do frierielli do vidro e deixar escorrer em uma peneira para tirar os excessos de líquidos (agua e óleo) deixando ele mais sequinho. 4ª Montagem da pizza: Pegue uma massa napolitana de 350g, abra no formato redondo de 35 cm, coloque as fatias de queijo sobre toda a massa respeitando 2 cm de borda. Coloque sobre o queijo o Frierielli, os figos cortados e os cubos de coalho, de forma harmoniosa para que todos os ingredientes estejam sobre toda a pizza. Leve ao forno e asse até as bordar ficarem bem assadas e coradas. Finalização: espedace com as mãos as castanhas de caju por cima da pizza para que fiquem pedaços grandes, mas não inteiras.

Preparo: 20 minutos

Cozimento: 5 minutos em forno napolitano = 10 a 15 minutos em forno tradicional

SOBRE O MAVERICK THEMATIC MUSIC BAR

o Maverick Thematic Music Bar abriu as portas na cidade de Limeira em 2002. Naquela época o lugar era um dos poucos bares temáticos do Brasil e um dos primeiros do interior paulista a seguir essa tendência americana, com sua decoração com memoro mobília sobre carros antigos e música de qualidade, reunindo o melhor das décadas de 50 a 70.

Não demorou muito para o bar se tornar um point para os amantes de carros antigos que faziam seus encontros e expunham suas máquinas no local. Em relação à gastronomia, a casa começou oferecendo comidas de boteco e uma farta carta de cervejas importadas que eram raridade na época e, ao longo desses anos, o Mav se tonou uma das mais conceituadas pizzarias napolitanas do Brasil comanda pelo chef Gino Contin Júnior, seu fundador que também implementou no lugar uma adega especializada em rótulos brasileiros e de vinhos fora do mainstream.

Hoje, com 18 anos, o Maverick consolidou sua vocação como centro etílico, gastronômico e cultural, promovendo também cursos de pizzas napolitanas com o intuito de ampliar o conhecimento das pessoas sobre essa cultura, atendendo alunos de todo o país e marcando presença nas redes sociais com várias receitas autorais criadas pelo chef.

MAVERICK THEMATIC MUSIC BAR

Rua Paschoal Marmo, 908 - Jardim São Paulo- Limeira - SP

Telefones: (19) 3441-3721 e 3443-2276

www.maverick.com.br

www.facebook.com/maverickbar

maverick_pizza

vinogino_oficial

Horário de funcionamento do delivery: Quarta à sábado:18h às 23h - Domingo: 18h às 22h

Chef Gino Contin Jr.

Instagram: vinogino_oficial

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem