TOP TV WEB

MACRO WEB SÉRIE EM 10 EPISÓDIOS, BATMAN ZAVAREZE E PEDRO LUÍS PROVOCAM SEUS CONVIDADOS: VAMOS INVENTAR?

   MACRO WEB SÉRIE EM 10 EPISÓDIOS, BATMAN ZAVAREZE E PEDRO LUÍS PROVOCAM SEUS CONVIDADOS: VAMOS INVENTAR?

Depois de lançar o projeto Macro (2019), dupla de artistas investiga os caminhos possíveis da criação, tendo a tela como mediadora, em web série diária de dez episódios, oito deles com convidados. Estreia é dia 17 de março, às 9h, no canal do MACRO no YouTube.


(Batman Zavareze e Pedro Luís estão à frente do Macro-Photo imagem:Elisa Mendes.)

Ouver. O neologismo-síntese pode não explicar, mas aponta os caminhos da MACRO WEB SÉRIE, projeto audiovisual que reúne o cantautor Pedro Luís e o artista multidisciplinar Batman Zavareze numa espécie de raio-x do processo criativo mediado pelas telas. Em 10 episódios, lançados um por dia a partir de 17 de março no canal do MACRO no YouTube, os dois artistas vão destrinchar os caminhos possíveis da arte em tempos de distanciamento forçado, através de entrevistas com Caio Prado, Bebeto Abrantes, Jhê, Elisa Mendes, Késia Estácio, Pedro Bronz, Yuri Queiroga e Cubículo. O projeto foi viabilizado graças ao patrocínio dos Governo Federal, Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, por intermédio do Edital Retomada Cultural da Lei Aldir Blanc. 


"MACRO é um delírio", define Pedro. E esse delírio consiste em expor, de forma visceral, a nudez do processo criativo em todas as possibilidades, linguagens e narrativas, desde o lampejo das ideias até o alcance dos sentidos, passando pela elaboração do discurso, seja ele apoiado em som ou imagem. Mas em tempos de pandemia, toda criação coletiva é intermediada pelas telas - além de Pedro e Batman, os oito convidados também estão em suas próprias casas.

No episódio de estreia, "Vamos inventar?", que vai ao ar no dia 17 de março, os anfitriões se provocam mutuamente sobre esses limites que a comunicação remota impõe - ou não - ao fazer artístico e as invenções colaborativas. A partir daí, diariamente, a dupla "recebe" um artista convidado, que além de ser estimulado a refletir sobre essa questão, apresenta uma peça artística de sua autoria (canção, fotografia, video, animação, colagem, poema, tudo vale a pena).

O segundo episódio, "Só a cultura expulsa o demônio das pessoas", a ser exibido em 18 de março, traz o cantor e compositor carioca Caio Prado. "A palavra tem um som", sublinha Caio, conectado com o caráter sinestésico da investigação do amor. No dia 19, o convidado é o documentarista, roteirista e diretor Bebeto Abrantes, no episódio "Quer ver, escuta", desvelando a importância do som numa peça audiovisual.

A seguir, a multiartista Jhê canta e exibe sua "Tropicolagem" no episódio "Curar é recortar e colar em outro lugar", que será exibido em 20 de março. No dia 21 é a vez de "Não é um milagre ainda estarmos vivos?", em que Pedro e Batman conversam com a fotógrafa, poeta e artista visual Elisa Mendes, que constrói uma analogia poderosa da força da vida através de fotos de raízes de árvores expostas pela devastação humana.

"Nunca percebi quão grande era minha janela", admite a cantora Késia Estácio, convidada do sexto episódio, "A falta do pouco te faz querer tudo", que vai ao ar em 22 de março. No dia seguinte, 23, é a vez de o cineasta, designer e escultor Pedro Bronz engaiolar espelhos em "Eu faço aquilo que me move".

Nos episódios 8 e 9, o áudio e o visual são separados e dissecados, respectivamente: o músico e produtor Yuri Queiroga ajuda a descobrir o que "Um som é...", em 24 de março; no dia seguinte, a dupla de designers / artistas visuais Cubículo, formada por Fabio Arruda e Rodrigo Bleque, discorrem sobre o tema "Uma imagem pode ser...".


"Fizemos uma imersão sem saber onde ia dar. Só tínhamos certeza de que era música atravessada pela imagem e vice-versa". Para Pedro Luís, essa foi a gênese da investigação de MACRO, que chega ao último capítulo de sua web série com ele e Batman entregando de volta muito do que absorveram no decorrer do processo em "Só imagens / só sons", a ser exibido no dia 26. Um processo livre, multilinguístico e atento à "contribuição milionária de todos os erros", como diz Pedro, parafraseando o modernista Oswald de Andrade através da pós-modernidade da tela.

"MACRO Web Série é uma série emergencial para investigar os futuros possíveis desse projeto que nasce inquieto em 2019 e continua em busca de respostas sem perguntas. Ele nasce da urgência em criar arte resistindo diante da crise poética que a pandemia e o pandemônio nos impõem. O mantra aqui é ouvir e ver numa única percepção sensorial, OUVENDO", conclui Batman Zavareze, já apontando caminhos e ideias para a segunda temporada do MACRO, no formato e tempo que forem possíveis. 


AGENDA MACRO WEB SÉRIE


17/03 > 1º episódio: Pedro Luís + Batman Zavareze > Vamos inventar?

18/03 > 2º episódio: Caio Prado > Só a cultura expulsa o demônio das pessoas.

19/03 > 3º episódio: Bebeto Abrantes > Quer ver, escuta.

20/03 > 4º episódio: Jhê > Curar é recortar e colar em outro lugar.

21/03 > 5º episódio: Elisa Mendes > Não é um milagre ainda estarmos vivos?

22/03 > 6º episódio: Késia Estácio > A falta do pouco, te faz querer tudo.

23/03 > 7º episódio: Pedro Bronz > Eu faço aquilo que me move.

24/03 > 8º episódio: Yuri Queiroga > Um som é...

25/03 > 9º episódio: Fabio Arruda e Rodrigo Bleque [Cubículo] > Uma imagem pode ser...

26/03 > 10º episódio: Batman Zavareze + Pedro Luís > Só imagens / Só sons


FICHA TÉCNICA MACRO WEB SÉRIE


Criação: Batman Zavareze e Pedro Luís

Curadoria e Direção Visual: Batman Zavareze

Curadoria e Direção Musical: Pedro Luís

Artistas Convidados: Bebeto Abrantes, Caio Prado, Cubículo, Elisa Mendes, Jhê, Késia Estácio, Pedro Bronz e Yuri Queiroga

Trilha Sonora Original: Pedro Luís e Yuri Queiroga

Produção Musical: Pedro Luís e Yuri Queiroga

Desenho de Áudio/Técnico de Som: Alex Miranda

Edição de Vídeo: Batman Zavareze

Assistente de Edição: João Oliveira

Design: Batman Zavareze e Cubículo

Direção de Produção: Heloisa Marinho

Produção Executiva: Simone Braz

Assessoria de Comunicação: Miriam Roia e Vivi Drumond (Somar Comunicação Integrada)

Assessoria Jurídica: Vanisa Santiago 

Coordenação Financeira: Mirian Peruch

Realização: Astronauta Tupy





Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem