TOP TV WEB

Núcleo da Maré ao Luar apresenta espetáculo “Resiliência” em projeto aprovado na Lei Aldir Blanc

   Núcleo da Maré ao Luar apresenta espetáculo “Resiliência” em projeto aprovado na Lei Aldir Blanc

“Resiliência” mergulha nas memórias de imigrantes que encontraram no Brasil um novo lugar para recomeçar, enaltecendo a alegria, a resistência e a força dessas pessoas para reconstruir suas vidas


(Divulgação)


Temporada virtual de “Resiliência” terá parceria com a Rádio JHP (Jovens Haitianos Progressistas) 


De 12 a 21 de março de 2021, às sextas-feiras, sábados e domingos, sempre às 20h00, o Núcleo da Maré ao Luar, grupo de São Bernardo do Campo - SP, realiza apresentações virtuais do espetáculo “Resiliência” em seu canal do Youtube: bit.ly/nucleodamareaoluar


“Resiliência” é um espetáculo criado a partir das memórias de vida de imigrantes haitianos, angolanos, congoleses e dominicanos, trazendo sua cultura e história para dar vida aos diálogos e narrativas, que mesclam o passado vivido por eles em suas terras natais e o presente, a esperança por uma vida melhor. 


O Núcleo da Maré ao Luar fará uma temporada virtual que contará com seis apresentações gratuitas e está programando uma ação especial com a Rádio JHP (Jovens Haitianos Progressistas) com sede no Bairro de Utinga, em Santo André, que atua fortalecendo laços com conterrâneos no Brasil.


“Queremos com esse projeto sensibilizar nossa sociedade para a aproximação e integração desses povos vindos de diferentes partes do mundo. Buscamos dar visibilidade à questão da imigração, ressaltando a importância do acesso aos cuidados com a saúde, das oportunidades de trabalho, demonstrando que essas pessoas não só pertencem a essa nova terra, como também têm sua importância como parte da construção da nossa cultura”,  comenta o Núcleo da Maré ao Luar


Como a alegria de cada povo, o espetáculo é regado por danças, músicas e objetos inspirados nas histórias compartilhadas e transformadas em poesia. Um mergulho nas memórias de imigrantes que encontraram no nosso país um novo lugar para recomeçar. 


Da beleza de cada olhar, o colorido de seus costumes e suas diferentes linguagens, até as lembranças familiares, a saudade e os sonhos, presentes na luta diária, o espetáculo evidencia o que há de sublime nesses povos que chegaram aqui para reconstruir suas vidas enquanto transformam as nossas.


“Resiliência evoca a alegria, a resistência e a força que esses povos trazem consigo, nos ensinando diferentes significados e ampliando nossas visões de mundo”, explica o grupo. 


O espetáculo foi criado em 2016, a partir do projeto “Quebrando tabus e aproximando nações no Sistema Único de Saúde – SUS” em parceria com a Unidade Básica de Saúde da Comunidade Jardim São Francisco, da Zona Leste de São Paulo, e a CPTM.


Através de um processo de história oral, o Núcleo da Maré ao Luar realizou entrevistas com imigrantes da comunidade, trazendo à tona suas memórias afetivas. Uma pesquisa aprofundada sobre suas culturas, os motivos que os trouxeram para o Brasil, as dificuldades linguísticas, de moradia, trabalho e a falta de informações para o acesso aos direitos de cuidado e saúde


“Ao promover uma escuta cuidadosa com essas pessoas, pudemos conhecer os costumes e cultura de cada uma delas de uma forma muito intensa e interessante. Unindo saúde e cultura foi possível aproximar os imigrantes moradores da comunidade do entorno, melhorando o acesso à UBS Jardim São Francisco”, comenta o grupo.


O espetáculo estreou em 2016 no “Festival de Integração Cultural”, promovido pela UBS – Jardim São Francisco, que contava ainda com apresentações artísticas de imigrantes, artesanatos, comidas típicas e esporte. Desde então, o espetáculo foi apresentado na Escola Estadual Anne Frank – Jardim São Francisco (SP), Museu do Rio Tietê - Parque Ecológico do Tietê (SP), Canteiro de Obras – Linha 13 Jade – CPTM (SP), Sede da CPTM (SP), Espaço Socioambiental da CPTM – Parque Ecológico do Tietê, Estação de Trem de Osasco, Sarau Online da Cia. da Matilde. 


Com essa temporada virtual de “Resiliência”, o público poderá conhecer memórias reais de imigrantes que caminham lado a lado conosco e que, através da arte e da poesia, foram ressignificadas, se tornando nossas memórias também. 


“Em um momento como o que estamos vivendo, ter a oportunidade de levar essas memórias e a riqueza da cultura desses povos para dentro da casa das pessoas, cria laços e referências. Além da percepção e olhar acerca do outro, dos acontecimentos fora de nossas fronteiras e a empatia necessária para caminharmos”, finaliza o grupo. 


Núcleo da Maré ao Luar é um grupo teatral com espetáculos inspirados em memórias de vida de migrantes e imigrantes que residem em São Paulo. Essas ações fazem parte do projeto aprovado no EDITAL PROAC EXPRESSO LEI ALDIR BLANC Nº 36/2020 – ID 4562


Mais informações: www.facebook.com/damareaoluar ou www.instagram.com/damareaoluar


Espetáculo Resiliência


Sinopse: A dor de deixar sua terra natal e seus familiares, o medo do desconhecido e do futuro, a coragem em enfrentar as adversidades, a busca por emprego, a saudade, a riqueza da cultura, o artesanato como identidade cultural, os costumes, a perseverança. Transitando entre memórias reais de acontecimentos históricos e fatos cotidianos, Resiliência demonstra a força contida na trajetória de pessoas imigrantes e convida o público a reconhecer o que nossas vidas podem ter em comum.

Quando: 12, 13, 14, 19, 20 e 21 de março de 2021 (sextas-feiras, sábados e domingos)

Horário: 20h00

Onde assistir: bit.ly/nucleodamareaoluar


Classificação Livre - Grátis


Ficha Técnica

Elenco: Nayara Meneghelli e Thiago Mota | Dramaturgia: Nayara Meneghelli | Direção: Núcleo da Maré ao Luar | Provocação Cênica: Talita Cabral | Direção Musical: Thiago Mota | Figurino: Claudia Melo | Adereços: Silvana Meneghelli | Cenário: Silvana Meneghelli e José Valdir | Fotografia: Isabela Meneghelli | Filmagem e edição: Coletivo Ludovico | Iluminação: Gabriel Ivanoff | Sonoplastia: Yuri Melo | Coordenação Geral: Nayara Meneghelli | Produção Executiva: Vanessa Campanari | Assessoria de imprensa: Luciana Gandelini | Identidade Visual: Lucas Sancho


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem