TOP TV WEB

Por que aumenta o número de brasileiros querendo sair do Brasil?

   Por que aumenta o número de brasileiros querendo sair do Brasil?

 Agda Bariani especialista em imigração explica 


(Divulgação)


Para entender essa prática, cada vez mais comum não somente no Brasil, mas em qualquer outro país, temos que entender o que leva a esse fato. A estimativa é que 281 milhões de pessoas, aproximadamente 3,6% da população mundial, vivem fora do país de origem.


Entenda primeiro qual é a diferença entre imigrar e emigrar; imigrar é o movimento de chegada de alguém a um determinado lugar, respectivamente, emigrar é o movimento contrário, ou seja, a “saída” de alguém do lugar onde está para outro.

 

Qual o motivo do aumento dos emigrantes brasileiros?


Este movimento está na maioria das vezes lincado a algum fator, estudos e pesquisas mostram que esses fatores são voltados para situações como: desastres naturais, situação política, guerra, conflitos armados, problemas econômicos ou ainda humanos (quando voltados contra a pessoa) tais como: violência, perseguição quanto à religião, opção sexual, raça ou cor. Existem também alguns fatores positivos para “emigrar” ocorre por: oportunidade de transferência de empresas; cursos, universidade.


Respectivamente das primeiras situações que são as negativas, o movimento de “imigrar”, ou seja, a chegada em outro país acontece na maioria dos casos de forma “irregular”, a pessoa está em uma situação tão grande de perigo, que para ela é um dos menores riscos, mas nem sempre é assim há momentos que a chegada ao país escolhido acontece de forma “regular”, porém sua permanência é excedida tornando ao longo do prazo em situação “irregular” conhecido como “ilegais”.

 

Existe a Declaração Universal dos Direitos Humanos adotada em assembleia geral da ONU isso lá em 1948 (sim é antigo o assunto) que garante os direitos humas em vastos artigos os direitos de imigrantes, emigrantes e refugiados é garantido. Entender a situação, o motivo que leva a esse movimento é de início a principal tarefa das pessoas e dos órgãos responsáveis por isso.

 

Portanto, o motivo do número de brasileiros estarem aumentando, gera uma busca talvez ainda incerta de diversos fatores, muitos brasileiros já emigraram para outros países depois de terem sido convidados pelas empresas que trabalham, para investir (muito comum depois das últimas crises financeiras que o país passou) estrangeiros não estavam mais investindo no país e o movimento mudou, onde brasileiros passaram a investir fora.


Mas também encontramos situações como: Busca por oportunidade de trabalho, o número de desemprego no país vem alcançando números altíssimos, pessoas que sofrem ameaças pessoais em decorrência da religião, raça, cor ou opção sexual, existem brasileiros em proteção de refugiados em outros países depois de terem sofrido ameaças no próprio país de nascimento.


Fatores como não acreditar mais na política, na estrutura econômica também tem levado brasileiros a buscarem outras culturas e outras formas de governo para se adaptar e passar a acreditar nesse novo formato.


Apenas como curiosidade e mostrar que muitos países necessitam de apoio e que passa por situações de extremo perigo com fatores  que levam a “emigração” em massa, em 2016 a ONU listaram os cinco países que possuem refugiados ou emigrantes ao redor do mundo são eles: Turquia; Paquistão; Líbano; Irã; Uganda e Etiópia.


Dentre essas pessoas 51% estão abaixo de 18 anos de idade. Cabe ressaltar que imigrantes emigrantes e refugiados possuem direitos e os estados são responsáveis por garantir proteção a essas pessoas, direito básico garantido desde 1951 pela Convenção de Geneva.


Agora que você entende um pouco do movimento, você já teve a intenção de Emigrar do Brasil por algum motivo?

 


Para saber mais acesse: 


Instagram: @bariani.agda

https://www.youtube.com/channel/UC1W-PJvvSqIVnjtx1KVRZ8Q

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem