TOP TV WEB

Hospital do Câncer arrecada recursos para conclusão do Centro de Cuidados Paliativos por meio de destinação do Imposto de Renda

  Hospital do Câncer arrecada recursos para conclusão do Centro de Cuidados Paliativos por meio de destinação do Imposto de Renda

Prazo para declaração do IR foi estendido até 31 de maio e valor a ser pago, ou restituído, pode ser direcionado para a luta contra o câncer

(Divulgação)

Reforçando o propósito de oferecer tratamento gratuito e de qualidade aos pacientes oncológicos de Uberlândia e região, o Hospital do Câncer tem trabalhado para ampliar o atendimento prestado em uma importante frente da luta contra o câncer: os cuidados paliativos. Para oferecer condições ainda melhores e mais qualidade de vida para pacientes que se encontram nessa fase, a instituição construiu o Centro de Cuidados Paliativos como parte da Unidade 2 do Hospital do Câncer, que atualmente está em fase de equipação e mobília. Para contribuir com a conclusão do Centro, é possível destinar o valor a ser pago ou restituído da Declaração do Imposto de Renda, que seria pago à Receita Federal, para o Grupo Luta Pela Vida. Todo o recurso alcançado nessa modalidade de doação, será destinado para aquisição de equipamentos e mobiliários para o local. Após mudança de prazo, os contribuintes têm até o dia 31 de maio para entregar a declaração.

Os cuidados paliativos, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), são a assistência prestada por uma equipe multidisciplinar que visa melhorar o bem-estar dos pacientes e seus familiares perante uma doença que ameaça a vida. Nessa etapa, o objetivo é aliviar o sofrimento através do tratamento de dores, sintomas sociais, psicológicos, físicos e até espirituais, cuidados que são fundamentais para o paciente oncológico, como destaca a presidente do Grupo Luta Pela Vida, Thaisa Galicioli. “Além da cura, propiciar qualidade de vida e conforto para o paciente é um grande propósito na luta contra a doença. No Hospital do Câncer, além da assistência oncológica oferecida, cuidados e manutenção de pacientes, seja na instituição ou mesmo em casa, são prestados pela equipe de enfermagem, há análise de demandas e necessidades do paciente por uma equipe de assistência social e ainda apoio de psicólogos até mesmo para a família que acompanha o paciente oncológico, dentre outras assistências. A equipe multidisciplinar da instituição, somente no último ano, ofereceu suporte para mais de 700 pacientes e com a conclusão do Centro de Cuidados Paliativos será possível ampliar ainda mais o suporte proporcionado a eles”, destaca.

O Centro de Cuidados Paliativos preparado pelo Hospital do Câncer contará com espaços de atividades manuais e socialização, como sala de artesanato, espaço pet, sala de TV, varandas, posto de enfermagem, e ainda sala de apoio psicológico e terapia ocupacional. O espaço tem capacidade para 42 leitos distribuídos em 22 apartamentos, todos com banheiros.

Como fazer a destinação do Imposto de Renda

Para ajudar os interessados em apoiar a luta contra o câncer, o Grupo Luta Pela Vida disponibiliza um vídeo com o passo a passo de como destinar parte do Imposto de Renda em prol da instituição, que pode ser acessado no canal do Hospital no Youtube. A doação pode ser feita no momento da declaração, e neste formato de contribuição, o doador destinará o valor que seria pago à Receita Federal para projetos sociais, que no caso do Grupo é direcionado via Fundo Municipal do Idoso em Uberlândia, um instrumento público de captação de recursos vindos de fontes diversas e que irá destinar essas doações a projetos.

Para ser possível fazer a doação, no caso de pessoas físicas, é preciso que a declaração seja realizada pelo Modelo Completo e poderá ser destinado parte do imposto de renda a pagar ou a restituir. Na contribuição, efetuada diretamente na declaração, o valor será calculado pelo próprio programa da Receita Federal, que em seguida, irá gerar um documento de arrecadação para ser pago até o dia 31 de maio, o novo prazo final para envio da declaração. Para efetivar o direcionamento da doação para as melhorias no Hospital do Câncer, o comprovante de pagamento deste documento deve ser encaminhado para o e-mail impostoir@hospitaldocancer.org.br, acompanhado dos dados pessoais do doador. Já para pessoas jurídicas, a contribuição pode ser realizada em qualquer mês do ano, o recolhimento do IR deve ser regular e a tributação pelo Lucro Real. Da mesma forma que para pessoas físicas, é necessário indicar para a instituição a intenção de direcionar a doação para os projetos do Grupo Luta Pela Vida através do e-mail. Outras informações sobre o procedimento podem ser conferidas pelo site ircontraocancer.org.


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem