TOP TV WEB

Instituto Projeto de Vida conclui curso “5 Trilhas da Educação Pós-Pandemia”

  Instituto Projeto de Vida conclui curso “5 Trilhas da Educação Pós-Pandemia” 

O objetivo do curso é contribuir para o fortalecimento da equipe de educadores para o retorno às aulas presenciais, nas áreas emocional, de liderança e pedagógica. 

  


(Divulgação)

 

A chegada da pandemia do coronavírus modificou hábitos e quebrou alguns paradigmas fazendo com que fosse necessário rever estruturas, processos, gestão de pessoas em setores públicos e privados, e em diversos campos profissionais. 

O impacto chegou também na educação exigindo que os profissionais se adequassem rapidamente e estivessem acessíveis ao novo, ao diálogo e a novos aprendizados. Atento a esse cenário, o Instituto Projeto de Vida, que tem como foco desenvolver pessoas e promover conexões, viabilizou aos educadores da rede Municipal de ensino, o curso “5 Trilhas da Educação no Pós-pandemia”. Durante dois meses (março e abril), quase 600 servidores do magistério municipal, participaram de 15 horas/ aulas do treinamento por plataforma, além de lives semanais.  

De acordo com Raquel Garcia, diretora presidente do Instituto Projeto de Vida, contribuir para o fortalecimento dos educadores para o retorno às aulas presenciais, nas áreas emocional, de liderança e pedagógica é necessário e gratificante. “Esse projeto que foi aplicado em Uberlândia já foi realizado em várias cidades do país pelo Instituto Total e Apto. Quando conheci o projeto e os benefícios do curso 5 Trilhas de Educação Pós Pandemia, com temáticas que estão sendo discutidas internacionalmente, percebi a forte conexão com nosso propósito. Apresentamos para a Secretaria de Educação, que comprou a ideia. Imediatamente, buscamos recursos e tivemos grande apoio do Ministério Público do Trabalho para viabilizar e presentear a cidade, nossos educadores e alunos com o curso”, ressalta Raquel.    

Cinco pilares

Com a condução do Instituto Total e da Apto, parceiros do Instituto Projeto de Vida nesse projeto, o curso abordou cinco importantes pilares. O primeiro: “Suporte ao Educador”, que visa preparar os educadores para o recomeço das atividades escolares presenciais e desenvolver suas capacidades emocionais para um ambiente de ensino adequado à nova realidade.   

 Outro tópico foi “Aprendizagem Sócio Emocional e Apoio ao Aluno”, primando preparar as escolas e os educadores para apoiar os alunos impactados pela pandemia, já que é sabido que muitos sofreram com o afastamento social, com violências domésticas entre outros males, e que precisam de acolhimento.    

O terceiro tema: “Liderando as Estratégias e Operações” abordou como ajudar as escolas a se preparar para o recomeço.    

Na sequência da trilha, dentro do tópico “Abordando as Lacunas Acadêmicas”, os educadores aprenderam como lidar com a interrupção no aprendizado e nas avaliações do biênio 2020/2021, garantindo que os alunos não sejam prejudicados.    

E por último, os “Desafios Sociais”, - como identificar e minimizar as desigualdades sistêmicas que muitas comunidades escolares se encontram, fechando assim, o ciclo do curso.

Segundo a secretária municipal de Educação, Tânia Toledo, a parceria com o Instituto Projeto de Vida, com o 5 Trilhas da Educação no Pós-pandemia veio em um momento oportuno. “O curso trouxe informações em um formato agradável instigando a reflexão e o repensar do cotidiano da escola. Muitas vezes ficamos tão imersos no dia a dia corrido da instituição que as vezes não olhamos para ela de forma mais planejada, e as 5 trilhas proporcionam às equipes gestoras a constituir rotinas. Isso demonstra planejamento do trabalho e leva a um maior envolvimento das situações ao longo da jornada. Só tenho a agradecer ao Instituto e a todos que se envolveram e organizaram esse curso para nosso público”, ressalta a secretária.    

Live especial 

Hoje (30) haverá uma live especial com diretores de escolas de Santa Catarina, cidade onde o curso já foi realizado, que contarão como foi aplicar o curso 5 Trilhas da Educação no Pós-pandemia na educação catarinense e compartilharão os resultados positivos.  

Também participam da live: a secretária de Educação, Tânia Toledo; o Procurador do Ministério Público do Trabalho, Paulo Veloso e a diretora presidente do Instituto Projeto de Vida, Raquel Garcia, que farão um balanço breve do projeto e a importância desse curso para a educação pública.  

Na visão de Raquel, não há receita pronta que solucione todas as adversidades atuais, mas pela diversidade de experiências e práticas, nacionais e internacionais, o Trilhas de Educação Pós Pandemia vem para contribuir de forma relevante na melhoria da qualificação sócio afetiva dos profissionais da educação, na mentalidade de crescimento e na antecipação dos desafios com foco na solução. “Temos convicção que o curso ‘5 Trilhas da Educação no Pós-Pandemia’ trouxe um acolhimento e uma nova perspectiva para os educadores da rede púbica, com impacto positivo em suas atividades, o que irá refletir profundamente em sala de aula junto aos alunos”, conclui Raquel. 


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem