TOP TV WEB

Lentes de Contato exigem cuidados especiais

  Lentes de Contato exigem cuidados especiais

Especialista dá dica dos principais cuidados para que o uso não vire um pesadelo

(Crédito: Imagem freepik.com)

 

As lentes de contato são uma ótima opção para quem possui distúrbios na visão e não quer ou não gosta de usar óculos. Práticas e discretas, elas podem ser consideradas a solução para muitas pessoas, mas também exigem muito mais cuidado e atenção. Com a higiene errada, ou a falta dela, elas podem ocasionar problemas sérios ou até mesmo levar à cegueira.

O uso de lentes de contato cresceu nas décadas de 80 e 90. Elas representam, hoje, um mercado vasto de opções. Portanto, se você as utiliza, é interessante conhecer os diversos modelos e indicações para, junto ao seu oftalmologista, escolher o que melhor se adapta às suas necessidades.

 

Após uma avaliação e consentimento do especialista, o primeiro e mais importante passo ao adquirir lentes de contato é informação. “O oftalmologista irá ensinar o uso adequado delas e o produto ideal para a higienização. Isso é muito importante pois o tipo de lente pode variar de acordo com o paciente.”, conta o oftalmologista Sergio Shibukawa.

Para evitar problemas, também é importante se atentar à durabilidade da lente. Atualmente existem as com duração anual, mensal e as diárias, que devem ser descartadas no mesmo dia.

Outro fator muito importante no cuidado das lentes é com o produto de limpeza, em hipótese alguma deve-se usar água ou qualquer outra substância. “Um exemplo muito comum é quando algumas pessoas guardam as lentes com água filtrada. Existe uma úlcera causada por acanthamoeba, um fungo perigoso que pode levar a cegueira”, relata Sergio.

O especialista ainda alerta sobre os riscos de se dormir com as lentes: “Quando fechamos os olhos para dormir, a oxigenação da córnea diminui. Dessa forma, a lente acaba ressecando e a pessoa corre o risco de formação de úlceras e infecções na córnea”.


Sobre Sergio Shibukawa

IMG-20210406-WA0001.jpg

(Divulgação)


Dr. Sergio Shibukawa é médico oftalmologista, membro do Conselho Brasileiro de oftalmologia, formado pela Faculdade de Medicina do ABC. Possui residência médica pela Universidade de Mogi das Cruzes, com subespecialização em córnea e doenças externas pelo Hospital Oftalmológico de Sorocaba (Hosbos).

Sempre com vontade de ajudar o próximo, mesmo antes da faculdade já participava de diversos eventos assistenciais. Durante um momento complicado da vida, vendeu pastéis para concluir o ensino médio e foi quando decidiu que realmente queria ser médico, descobriu além de sua vocação, a importância de uma boa comunicação e de ouvir as pessoas.

Durante a faculdade, se viu fascinado pela oftalmologia, por se tratar de órgão vital do nosso corpo. Além disso, amava o quanto a especialização misturava ciência, tecnologia e conhecimentos avançados no dia a dia. Para ele, o único órgão que conseguimos ver os vasos sanguíneos com nossos próprios olhos, direto e através de um simples exame, era onde gostaria de consolidar sua carreira.

Mesmo com o longo tempo de formado, não deixa de se atualizar em congressos médicos, hospitais escola e artigos científicos, costuma ler bastante. Além disso, viu sua carreira subir de nível quando atendeu o locutor de rodeios Marco Brasil, que trouxe famosos de todos os lugares, entre eles: Val Machiori, Major Olímpio e uma grande leva de sertanejos

Instagram: @drsergioshibukawa

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem