TOP TV WEB

“Deixe de seguir quem te faz mal”, diz influencer Rose Pires sobre impactos das redes sociais na saúde mental

    “Deixe de seguir quem te faz mal”, diz influencer Rose Pires sobre impactos das redes sociais na saúde mental

"Influencers devem ter responsabilidade em relação à saúde mental de seus seguidores", afirma influenciadora Rose Pires

(Divulgação)

Influenciadora Rose Pires, que reúne mais de 500 mil seguidores apenas no Instagram, é contra fotos produzidas nas redes sociais e defende que as pessoas parem de postar fotos fantasiosas

O aumento do uso das redes sociais foi um dos efeitos colaterais da pandemia. Associado a isso, pesquisas evidenciam a relação entre uso excessivo das redes sociais e aumento de problemas como depressão e ansiedade, sendo que o Brasil já tem a população mais ansiosa do planeta e a quinta mais depressiva, conforme dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). Um dos exemplos mais icônicos dos perigos à saúde mental foi o problema recentemente apresentado por algoritmos do Instagram, que recomendaram a usuários termos como "inibidores de apetite" e "jejum", sendo parte deste público composto por pessoas com distúrbios alimentares. O problema foi detectado em abril deste ano e o Instagram se desculpou publicamente pelo erro. Para a influencer Rose Pires, o momento é delicado e os influenciadores devem ser responsáveis. “Evito fotos e vídeos em que eu esteja super produzida, procuro ser sempre natural, não quero mentir e enganar as minhas seguidoras, não quero que ninguém se prenda a imagens inalcançáveis”, afirma.

Rose é mãe de duas crianças, Kauã e Hannah, e se preocupa com a saúde mental dos filhos e do seu legado para seus mais de 500 mil seguidores. A preocupação é pertinente:pesquisa feita pelo Projeto Dove pela Autoestima mostrou que 84% das jovens brasileiras com 13 anos já usaram algum tipo de recurso tecnológico para editarem suas fotos. Além disso, 78% delas tentam mudar ou esconder pelo menos uma parte ou característica de seu corpo antes de postar a foto por não gostarem de sua imagem. Para Rose Pires, isso é preocupante. “Vida e imagem perfeitas não existem, muito do que vemos no feed não é verdadeiro e sou contra isso, pois as mulheres ficam frustradas. Eu não tenho vergonha de falar que tenho estrias e que meus seios ficaram flácidos após a gravidez, isso ajuda as mulheres a se aceitarem. Se um perfil está te fazendo mal, deixe de seguir”.

Quem é Rose Pires

Nascida em Uruçuí, no Piauí, e hoje moradora de Balsas, no Maranhão, Rosileide Pereira Pires, conhecida como Rose Pires, é uma influenciadora que acumula mais de 500 mil seguidores no Instagram, número em constante crescimento. Dedicada a ajudar as pessoas, Rose se define como uma nordestina raiz e comediante nata. “Se não for para agregar ou mudar a vida de alguém ou o mundo ao meu redor, eu não vejo razão na vida”, afirma. Rose é microempreendedora, mas já foi empregada doméstica e babá. Além de usar as redes sociais para ações solidárias, ela aborda temas como empoderamento feminino, pois busca ajudar mulheres a se tornarem independentes e encorajá-las na defesa de seus direitos.

Instagram rosepiresoficial

TikTok rosepiresoficial

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem