TOP TV WEB

Plastivida apresentará as ações de sustentabilidade realizadas para o EPS em evento internacional

     Plastivida apresentará as ações de sustentabilidade realizadas para o EPS em evento internacional 

Nos dias 18 e 19 de maio, a Plastivida, Instituo Socioambiental dos Plasticos, participara do "7º Foro de Recicladores", evento organizado pela Anipac (Asociación Nacional de Industrias del Plástico). A assessora técnica da Plastivida, Silvia Rolim, abordará sobre as ações sustentáveis que a entidade, por meio de seu Comitê de EPS, tem realizado para promover o uso responsável e descarte correto do EPS, também conhecido pela marca comercial Isopor®. 

O "7º Foro de Recicladores" contará com a presença de representantes do setor de Plástico do México, Colômbia, Chile e Argentina. O evento será aberto e gratuito, mediante a inscrições nos seguintes liks:  

1º dia: https://us02web.zoom.us/webinar/register/WN_oVgUZ4edRTOvKdRxMKx3eA 

2º dia: https://us02web.zoom.us/webinar/register/WN_V5Srd7VRR1C5bG-U4iLJHQ 

Estabelecido em 2015, o Comitê de EPS Plastivida promove ações de educação ambiental bem como de coleta e reciclagem de EPS, de forma a divulgar as características, propriedades, benefícios, aplicações e, em especial, seu uso responsável, descarte correto e encaminhamento para a reciclagem.  

A atuação vem desde a orientação para catadores e cooperativas, visando a revalorização e o aumento da coleta e da reciclagem em todo o país, passando pelo fornecimento de informações técnicas sobre o EPS para legisladores, e pelo relacionamento com a sociedade de forma geral. 

Ao longo desses anos, o Comitê de EPS Plastivida também vem desenvolvendo parcerias em todo o Brasil. Entre elas, com o Grupo Pão de Açúcar, que tem distribuído Pontos de Coleta Voluntaria (PEVs) em suas lojas; e prefeituras, como a de Florianópolis, que objetiva tornar a cidade um modelo para o Brasil em reciclagem e educação ambiental para os plásticos, em especial o EPS.  

Para embasar o trabalho, o Comitê desenvolve literatura técnica e educativa, como o “Manual de Orientações Para Cooperativas – Revalorização E Reciclagem De Poliestireno Expandido (EPS)”; o livro “PS, XPS E EPS PARA CONTATO COM ALIMENTOS”, baseado em relatório desenvolvido pelo Centro de Tecnologia de Embalagem – CETEA, do Instituto de Tecnologia de Alimentos – ITAL, que confirma que as embalagens de EPS são seguras para uso em contato com alimentos, sejam eles frios, quentes, sólidos ou líquidos; e o HQ “Viver Melhor – um guia de informações sobre a reciclagem do EPS”, voltado para crianças. 

“O trabalho de promoção das boas práticas de uso e consumo de EPS tem se revertido em resultados muito positivos e obtido reconhecimento, tanto no Brasil, quanto fora dele”, conta Miguel Bahiense, presidente da Plastivida. E completa: “poder compartilhar as nossas ações com pessoas de outros países é gratificante e ficamos muito gratos pelo convite”.  

Sobre a Plastivida: A Plastivida, Instituto Socioambiental dos Plásticos, atua de maneira colaborativa para promover os conceitos da Economia Circular, por meio da educação ambiental, para disseminar informações precisas e científicas sobre os plásticos - suas propriedades, aplicações, reciclabilidade, além do uso responsável e destinação correta - a fim de contribuir com o desenvolvimento social e ambiental. A entidade é signatária do Pacto Global da ONU e coordena o Fórum Setorial dos Plásticos – Por um Mar Limpo, com o objetivo de promover a preservação do ambiente marinho. Para mais informações: www.plastivida.org.br 

Para saber mais sobre o EPS, acesse: www.eps.plastivida.org.br 

 

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem