TOP TV WEB

Brasil é o 9º país que mais instalou energia solar

      Brasil é o 9º país que mais instalou energia solar

No dia internacional da energia vale reforçar que esta força de luz vinda através do sol faz parte de 95% dos recursos renováveis do mundo.


(Divulgação)


Recentemente, a IEA (Agência Internacional de Energia) juntamente com a Absolar (Associação Brasileira de Energia Solar), divulgou que o Brasil permanece no top 10 entre os países que no ano passado, mais instalaram energia solar no mundo. No dia 29 de maio é comemorado o dia internacional da energia e não poderíamos deixar de falar sobre a luz vinda do sol que é responsável por 95% dos recursos renováveis do mundo.

Segundo Leandro Quintão, Diretor e sócio,da Amerisolar Brasil , “se antes as chamadas energias limpas eram consideradas caras, isso tende a mudar, principalmente, quando se trata da solar. Nos últimos 15 anos, os custos médios dos módulos solares sofreram uma queda considerável. Em alguns países, investir em energia solar é mais econômico do que o carvão e outros combustíveis fósseis”.

“Em algumas regiões dos Estados Unidos (EUA), isso já é realidade. Graças à inovação, é possível reduzir cada vez mais os custos. Os EUA é um dos principais países que vem adotando medidas para tornar o método mais acessível. O Departamento de Energia dos Estados Unidos (DOE) pretende cortar custos de usinas de energia solar em 60% até 2030”, ressalta.

O empresário também diz que nos próximos anos, será possível “evitar danos à natureza, uma vez que a técnica usa a luz e o calor solar. Uma ideia já mencionada pelo presidente Biden, é de chegar em 2035 desfrutando apenas da energia que vem do sol. Recentemente, o presidente afirmou que U$126 milhões foram objetivamente destinados à iniciativa”.

“O caminho é longo para tornar a energia solar mais acessível, entretanto, não é impossível. Um dos primeiros passos é promover o corte de 60% de custo para as usinas de energia solar até 2030. Logo, esse incentivo do governo também atingirá a população comum em suas residências, a partir da diminuição de preços para casas que possuem painel solar”, elucida. ⠀

Pronta para decolar

Este ano, a Amerisolar Brasil inaugurou uma das maiores empresas de energia solar do Brasil em seu território, a Amerisolar, na área industrial do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte. Depois de mais de um ano desde o início da elaboração do projeto, a solenidade para entrega das chaves contou com a presença de autoridades e representantes da cidade de Lagoa Santa, Confins e região, além de clientes e parceiros importantes como a MRV Engenharia e a direção da BH Airport. 

Para Marcelposição estratégica desta implantação dentro do Aeroporto Industrial é um grande diferencial competitivo para a atuação da empresa no mercado fotovoltaico em todo o Estado e no Brasil. “A operação da nossa empresa não poderia ocorrer em outro lugar tão propício, estamos ansiosos para iniciar a nossa operação”. 

“Com o início da linha de produção, a fábrica está com capacidade para produzir 30 mil painéis/mês, sendo que 50% deverá ser exportada para países da América Latina, sobretudo México, Argentina, Peru, Chile e Colômbia”, comenta.

A fábrica que leva o nome de José Bolivar Lopes Figueiredo, pai de Marcelo, possui alta tecnologia e gerará milhares de empregos indiretos, movimentando a economia local. Além disso, a empresa inaugurou no final do ano passado, um galpão estratégico na região norte da capital mineira para armazenamento e distribuição dos painéis fotovoltaicos.

Com um mercado nacional cada vez mais promissor e na contramão da crise, esta é a sexta fábrica da Amerisolar no mundo, depois de Austrália, China, Coreia do Sul, Estados Unidos e Camboja. Controlada globalmente por chineses, a companhia fez uma joint venture com uma empresa brasileira para criar a Amerisolar Brasil. “Durante o evento, o grupo controlador da Amerisolar Brasil vai anunciar ainda a instalação da primeira fábrica de inversores do Hemisfério Sul e uma outra de LED's para iluminação pública, todas em 2021, mas a definição do local sairá apenas em 60 dias”, adiantou Leandro.

O Aeroporto Industrial conta com uma área disponível de 750 mil metros quadrados. Há uma expectativa de atração de cerca de 250 empresas, ao longo dos próximos anos, o que tende a gerar milhares de empregos e renda. O projeto contempla áreas comuns, como vestiário, business center, refeitório e toda uma infraestrutura para receber as indústrias interessadas.

"Ter a Amerisolar Brasil como parceira no Aeroporto Industrial reforça a importância do empreendimento no Estado e coloca o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, Minas Gerais e o Brasil na rota da economia do futuro, na qual o viés sustentável é parte fundamental de qualquer negócio. A entrega das chaves à Amerisolar é motivo de grande orgulho para todo o time e mostra, mais uma vez, que estamos no caminho certo", ressalta Rafael Laranjeira, gestor Executivo de Soluções Logísticas.

Fonte: Diretor e sócio da Amerisolar Brasil.(@amerisolarbrasil).

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem