TOP TV WEB

PSD fica na bronca por “fogo amigo” de André Mendonça em Ratinho Junior

  PSD fica na bronca por “fogo amigo” de André Mendonça em Ratinho Junior


(Divulgação)

Após o Advogado Geral da União (AGU) André Mendonça protocolar uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) a fim de suspender medidas para conter o avanço do Coronavírus no Estado do Paraná, o Partido Social Democrata (PSD) ficou na bronca pelo “fogo amigo” de Mendonça, pois o Estado é governado por Carlos Massa ‘Ratinho Junior’ – filho do famoso apresentador de TV Ratinho – e filiado ao PSD, partido governista e também agremiação partidária do atual ministro das Comunicação, Fábio Faria.

Ingressada no Supremo Tribunal Federal (STF), a ação que deve ser rejeitada por inconsistências, causou espanto nos bastidores político, uma vez que a ADI teve como alvo somente os estados do Paraná, Pernambuco e Rio Grande do Norte e poupou outros estados governados por opositores declarados do Presidente da República, Jair Bolsonaro.

Do ponto jurídico, a ADI é vista como desproporcional e descabida, pois, as medidas para salvar vidas estabelecidas pelo governador Ratinho Junior no Paraná, por exemplo, não preveem ações típicas de Estado autoritário e de exceção, mas apenas proíbe a comercialização e o consumo de bebidas alcoólicas entre 20 e 05 horas; limita em 50% a ocupação de lojas comerciais, bares e restaurantes entre outras medidas proporcionais ao cenário epidemiológico do Estado que já registra mais de 1 milhão de casos e 26 mil mortes em decorrência da Covid-19.

CCJ do Senado Federal

O mal-estar gerado pela ADI em face do governo de Ratinho Junior deve levar reflexos a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado Federal, caso Mendonça venha ser indicado pelo Presidente da República para ocupar a vaga do ministro Marco Aurélio no Supremo Tribunal Federal (STF), que se aposentará em julho.

Com minoria governista e sob forte influência do PSD, a CCJ é a responsável por analisar e sabatinar os indicados a ao STF, tendo o poder, inclusive, de vetar nomes indicados do Presidente da República.

Fonte blog do Hélio Lucas
Hélio Eduardo Lucas é jornalista com registro MTB número 00112150 PR. Atua há duas décadas e meia em Televisão, Rádios, Jornais, revistas e blog.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem