TOP TV WEB

Bruno Madeira: Mestre violinista

 



Premiado em concursos nacionais e internacionais de violão, o músico catarinense Bruno Madeira vem se destacando nos últimos anos como solista, professor e pesquisador.

Bacharel, Mestre e Doutor em Música pela Universidade Estadual de Campinas, Bruno se apresentou em mostras, seminários, festivais, salas e séries de concertos do Brasil e exterior. Destacam-se os recitais no Centro Cultural São Paulo e SESC Vila Mariana (São Paulo/SP), Quartas Clássicas - BNDES (Rio de Janeiro/RJ), Palcos Musicais (Londrina/PR), Casa da Música (Porto Alegre/RS), Casa Thomas Jefferson (Brasília/DF), SESC Paço da Liberdade e Museu Guido Viaro (Curitiba/PR), Festival de Música de Ponta Grossa (PR), Seminário de Violão de Itajaí (SC) e Festival de Música Erudita do Espírito Santo (Vitória/ES). Apresentou-se internacionalmente como solista na Argentina, Alemanha, Equador, República Tcheca e Eslováquia.

Bruno também se apresentou como camerista em diversas formações, com Lucas Madeira (flauta), Ana Carolina Sacco (soprano), Leonardo Feichas (violino) e Samuel Pontes (piano). Com esses duos, apresentou-se nas séries SESI Música (Santos, Mauá e Birigui/SP), SESI Música Erudita (São Bernardo do Campo, Santos e Mauá/SP), SESC Sonoro (São José dos Pinhais, Apucarana e Jacarezinho/PR), SESC Caiçuma das Artes (Rio Branco/AC), além de concertos em Campinas, Vinhedo, Taubaté, Bananal, São José dos Campos (SP), Florianópolis, Itajaí (SC), Itajubá (MG), Buenos Aires e La Plata (Argentina).

Foi vencedor de prêmios de interpretação musical em concursos de âmbito nacional e internacional, entre eles os da Estônia, Bulgária e Lituânia. Destacam-se ainda as premiações de Melhor Intérprete de Villa-Lobos no Concurso Nacional Villa-Lobos, e primeiros lugares nos concursos J. S. Bach (São Paulo), Tatuí, Maurício de Oliveira (Vitória), e Fred Schneiter (Rio de Janeiro).

Tem artigos publicados em respeitados congressos e revistas nacionais e internacionais, dos quais se destacam as pesquisas sobre aspectos técnicos do violão e o gesto corporal na performance. Atualmente Bruno é professor da Universidade do Estado de Santa Catarina, responsável pelas classes de violão dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Música e sendo regularmente convidado para realizar oficinas, palestras e masterclasses em festivais, universidades e conservatórios.

Confira uma de suas apresentações, premiada em junho no Festival de Violão de Tallinn ( Estônia ):


Confira:  : 


https://www.youtube.com/watch?v=j2RE55uhy0g

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem