TOP TV WEB

Conferência Estadual da Advocacia Baiana: conheça os desafios para organização de eventos virtuais



Transmissão de mais de 200 palestras em tempo real será feita do Centro de Convenções da Bahia para milhares de pessoas


A pandemia de covid-19 impôs adaptações e ressignificou a realização de eventos. Diante da necessidade de promover encontros transmitidos virtualmente, as instituições tiveram que se reinventar. A atual gestão da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Bahia (OAB-BA), por exemplo, foi pioneira na promoção de grandes encontros online no âmbito do Sistema OAB. Se, por um lado, o novo formato facilitou a participação de palestrantes e participantes de outras cidades, estados e até países, por outro, criou inúmeros desafios. Essas mudanças têm sido vivenciadas de forma muito intensa pelos organizadores da Conferência Estadual da Advocacia Baiana 2021, que será transmitida diretamente do Centro de Convenções da Bahia nos dias 4 a 6 de agosto. As inscrições gratuitas para o evento estão abertas.


O aparato tecnológico para transmitir 70 painéis formados por mais de 200 palestrantes para um público composto de milhares de pessoas espalhadas por diferentes regiões é uma das ferramentas cruciais para realização do evento. Outros aspectos são prioritários, como criar uma programação inclusiva, plural e representativa; investir em marketing para atrair o interesse dos participantes e estimular inscrições; além de construir uma logística funcional e interativa a fim de garantir a satisfação do público desde a abertura do encontro até a entrega dos certificados digitais.  


Segundo o coordenador-geral da Conferência, Hermes Hilarião, organizar um grande evento online é muito mais difícil do que fazê-lo de forma presencial. “O trabalho vai muito além de escolher as temáticas e conferencistas, convidá-los e organizar agendas. É algo similar a transmitir um programa de TV ao vivo. Não há espaço para erros na transmissão, pois o público tem conhecimento de tudo o que acontece. O cuidado deve ser redobrado, inclusive porque a própria equipe de trabalho desenvolve suas atividades em locais distintos, o que dificulta a comunicação. É preciso muito empenho para vencer as adversidades”, frisou o advogado.


Os eventos virtuais promovidos pela seccional baiana da OAB têm aproximado cada vez mais a advocacia do seu público de interesse em todo estado. De acordo com seu presidente, o advogado Fabrício de Castro Oliveira, “muitos colegas que não participavam dos encontros por dificuldades de viajar hoje estão ao nosso lado, trocando experiências, se atualizando e se aperfeiçoando para melhor exercer a advocacia. Além disso, a conferência com transmissão virtual nos permite ter, entre nossos conferencistas, juristas de outros estados e de fora do Brasil. Se não fosse o contexto que estamos vivenciando, isso não seria possível”, declarou. 


Além de dar vez e voz à advocacia atuante no interior da Bahia, a programação da Conferência Estadual da Advocacia valoriza advogadas e a jovem advocacia, públicos que em anos anteriores não ocupavam o protagonismo nas discussões dos temas jurídicos mais importantes para a categoria e para a sociedade. “Ao buscar algo surpreendente e inovador para a advocacia, escolhemos o Centro de Convenções da Bahia como base de transmissão do evento porque o super estúdio e as adaptações daquele espaço certamente facilitarão a conexão e a interatividade que esperamos ter com milhares de advogados, advogadas e outros públicos”, destacou. 


A concepção da Conferência Estadual da Advocacia Baiana ocorreu há cerca de um ano, logo após o I Congresso Online da Advocacia Baiana, que teve a participação de mais de 13 mil inscritos. Em maio deste ano, depois do Congresso Online da Jovem Advocacia, os organizadores começaram a planejar as ações para concretizar o evento em agosto. “Todos estão com saudades dos eventos presenciais e, de certa forma, cansados de acompanhar tudo na tela do computador mas é o formato possível na pandemia e estamos trabalhando para tornar o evento o mais inclusivo e atrativo possível”, conclui Hilarião.  


O eixo central da Conferência Estadual da Advocacia Baiana 2021 será “Advocacia, democracia e igualdade”. “Não somos especialistas em eventos, mas temos prazer em organizar esses encontros da advocacia baiana. Fazemos tudo com muito amor e, por isso, nos preocupamos com cada detalhe: desde a formação dos painéis até a confecção dos roteiros de vídeos, site, estrutura, contato com palestrantes e tantas outras atividades que exigem nossa participação direta”, completou Hilarião. 


As palestras serão voltadas para a advocacia, bacharéis, estudantes de Direito, mas também é aberto a profissionais de outras áreas interessados nas temáticas. Os participantes que tiverem 70% de presença confirmada receberão certificado. Interessados em se inscrever gratuitamente devem acessar o site conferenciaadvocaciabaiana.com.br.


Frente & Verso Comunicação Integrada

Jornalistas Responsáveis: 

Carla Santana - (71) 99926-6898

jornalistacarla2@gmail.com

Fernanda Carvalho - (71) 99190-2036

fernanda@frenteeverso.com

(13.07.2021)

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem