TOP TV WEB

Curso gratuito de Performance Art encerra a programação do projeto VIA MIX – A arte para todos

  Curso gratuito de Performance Art encerra a programação do projeto VIA MIX – A arte para todos

Durante todo o mês de julho, o Instituto Via Cultural, por meio do projeto VIA MIX – A arte para todos, promove uma oficina de performance totalmente online e gratuita, ministrada pelo ator e coreógrafo Jhony Pedro e pela performer e pesquisadora das artes do corpo Débora Iryo.

Johny Pedro- Divulgação

As aulas serão exibidas toda terça-feira, às 19h, a partir de 5/7, no canal da Via no Youtube: http://youtube.com/viacultural

Jhony Pedro iniciou seus estudos no Conservatório Municipal da Cidade e hoje integra a Faces Ocultas Cia de Dança, de Arilton Assunção, especializada em ballet contemporâneo. É coreógrafo da Banda do Xaropinho (SBT) e da abertura do programa TV Infantil #kidstime (ITV), professor de jazz, jazz musical e contemporâneo, e ator na cia teatral Cômico, especializada em comédia Dell'arte – que lhe rendeu participações em festivais como Bibi Ferreira. Em sua carreira constam ainda, como ator e como coreógrafo, passagem por musicais como Saudades e Lembranças, O Gato e a Andorinha, Hércules, Ciganos a Caravana das Estrelas, de Ciro Barcelos (dzi croquetes), e Hairspray.

O interesse de Débora Iryo pela performance art surgiu ainda na adolescência, quando realizou iniciação científica em artes resultando em um artigo e uma performance sobre Yves Klein. Atualmente, através de bolsa CNPq, pesquisa a relação arte-vida e o corpo como linguagem – com foco na performance art e no teatro da crueldade de Antonin Artaud. Como trabalho artístico e autoral constam Fala Comigo, Renascer e Arte Deve Ser Bela, Artista Deve Ser Bela - disponíveis em seu canal no youtube. Além disso, produz e dirige o podcast Corpo e Ânimo, que vai ao ar semanalmente em seu canal do Spotify.

O projeto VIA MIX, que tem realização do ProAC LAB (Programa de Ação Cultural - Lei Aldir Blanc), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e Governo Federal, propõe, através de variada programação de atividades online e gratuita, se pensar o mundo em que vivemos, o modo como vivemos a arte, os diálogos da arte com a cidade e as formas de se ampliar e difundir as redes de cultura. Tudo por meio de ensaios e derivas, webinários, saraus, podcasts e videocursos, feitos em parceria com produtores, artistas, atores e fotógrafos, destinados a todos os públicos, via internet.

Confira toda a programação do VIA MIX em: https://www.viaculturalblog.org.br/viamix


Débora Iryo- Divulgação


Sobre o Instituto Via Cultural


Fundado em 2005, o Instituto Via Cultural é uma OSCIP regulamentada e certificada pelo Ministério de Justiça desde 2008, Instituição Cultural reconhecida pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo em 2010 e Ponto de Cultura da Prefeitura do Município de São Paulo desde 2014. O Instituto atua como ferramenta para a construção de uma sociedade cultural cidadã e autossuficiente, mantenedora dos seus bens e patrimônios, conhecedora de sua história, formação e importância, assim como propicia capacitação das comunidades locais para introdução ao mercado de trabalho e geração de recursos para sua subsistência. Tem o olhar voltado para a atuação artística e cultural como base de uma nova educação. Cria e coordena projetos ligados às artes, patrimônio histórico material e imaterial, audiovisuais, documentários, mostras e publicações especializadas ligadas aos projetos.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem