TOP TV WEB

Tem curiosidade de saber como harmonizar vinho e chocolate?

  Tem curiosidade de saber como harmonizar vinho e chocolate?

Para comemorar o Dia do Chocolate, a Sommelière da Wine, Cibele Siqueira, dá algumas dicas e também conta qual o seu chocolate favorito

Divulgação

Nesta quarta-feira, 7 de julho, comemora-se o Dia do Chocolate. E para celebrar esta data em grande estilo, convidamos a Cibele Siqueira, Sommelière da Wine, maior clube de assinatura de vinhos do mundo, para nos dar algumas dicas. Confira abaixo o bate-papo que tivemos com a especialista.

Nesta época do ano, o fondue de chocolate é peça chave. Qual o melhor tipo de vinho para acompanhá-lo?

CS: A combinação principal para esta sobremesa seria com o vinho do Porto Ruby, fortificado e que com seu dulçor harmoniza com o chocolate. Mas também é possível variar para um Moscatel e aproveitar seu dulçor e acidez para limpar o paladar. Em relação a tintos, a Zinfandel ficaria interessante nesta harmonização por ter a característica de vinhos com aromas de chocolate e baunilha.

Quando o assunto é chocolate amargo ou meio amargo, o que você recomenda?

CS: Para o meio amargo, um vinho tinto Cabernet Sauvignon com passagem por barrica ou Syrah são ótimas opções. Já o chocolate amargo combina perfeitamente com um Malbec com passagem por barrica, um Tannat ou com o Vinho do Porto Tawny. Quanto maior o teor de cacau, menor será o teor de gordura e doçura, por isso, para equilibrar seu gosto intenso, o indicado é harmonizar com vinhos tintos fortificados ou que possuam maior concentração de taninos. 

E quando o preferido for chocolate branco, chocolate ao leite ou chocolate ao leite com castanhas? Qual vinho escolher?

CS: Para chocolates brancos é importante levar em consideração vinhos que possuam boa acidez para limpar o paladar. O Riesling cumpre perfeitamente essa função! Outra opção é um Colheita Tardia que funciona equilibrando o nível de dulçor. Já para os amantes do chocolate ao leite com castanhas, a minha sugestão é um Zinfandel com açúcar residual e aromas de chocolate e baunilha, ou um Vinho do Porto Tawny, que irá ficar perfeito com seus aromas de amêndoas, mel, frutas secas. Mas se o clássico chocolate ao leite é o seu nº 1, experimente ele com um Vinho do Porto Ruby que com seu dulçor e estrutura vai harmonizar muito bem com esta guloseima, ou até mesmo um belo Lambrusco, que além de equilibrar o açúcar, também vai ter acidez na medida certa para limpar o paladar. 

E para quem está de dieta, mas não abre mão de um chocolate, o que você indica?

CS: Uma dica de harmonização com o chocolate diet para quem não abre mão de tintos, é um Pinot Noir de corpo leve e boa acidez. Mas também pode ser um espumante Nature com baixo teor de açúcar pois não recebe o licor de expedição antes do engarrafamento.

Cibele, a gente não poderia terminar esta conversa sem saber: qual o seu chocolate preferido e com qual vinho você costuma harmonizar?

CS: Eu amo chocolate 80% ou 70% cacau. Normalmente, abro um Dark Horse Big Red Blend https://www.wine.com.br/vinhos/dark-horse-big-red-blend/prod24793.html
Este vinho combina muito com esse estilo de chocolate, pois seu corte com Zinfandel, Cabernet Sauvignon e outras uvas, junto ao seu amadurecimento em barrica, resulta em um exemplar com estrutura e taninos para harmonizar com o alto teor de cacau e menor teor de açúcar.

SOBRE A WINE

 

A Wine foi fundada em 2008, com a missão de conectar pessoas por meio da paixão pelo vinho. A empresa, que já nasceu online há 13 anos, ousou investir em vinho no país da cerveja e, hoje, é o maior clube de assinatura de vinhos do mundo. Foi eleito o melhor clube de assinaturas do Brasil pelo Prêmio Assinaturas Awards, uma das melhores iniciativas digitais brasileiras na categoria Supermercado pelo Prêmio da Academia iBest e vencedora do 2021 Shop! Global Awards. Além do Clube Wine, do e-commerce www.wine.com.br e do app Wine Vinhos, disponível para download na App Store e Google Play, a empresa possui atualmente onze lojas físicas: três em São Paulo e outras oito em Fortaleza, Goiânia, Campinas, Recife, Belo Horizonte, Curitiba, Vitória e Porto Alegre.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem