TOP TV WEB

Edição 2021 da FEIRA DAS YABÁS, que faz homenagem aos QUINTAIS, será transmitida ao vivo, no YouTube, direto da Casa de Cultura Laura Alvim, neste domingo, 22/8

 

Apresentado por Marquinhos de Oswaldo Cruz e realizado pela FUNARJ, evento terá como convidados Tia Surica, Dudu Nobre, Leci Brandão, Quinho do Salgueiro e Bico Doce da Mangueira.

 

Esse ano a tradicional Feira das Yabás acontece on-line, com transmissão no canal da FUNARJ, no YouTube e pelo canal da Feira das Yabás, ao vivo, diretamente da Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema. Posteriormente, a live ficará disponível no canal do YouTube da FUNARJ, com exclusividade, durante seis meses.



Será neste domingo, 22/8, a partir de 14h. Marquinhos de Oswaldo Cruz terá como convidados Tia Surica, Dudu Nobre, Leci Brandão, Quinho do Salgueiro e Bico Doce da Mangueira, com realização da FUNARJ.

Evento gratuito, a Feira das Yabás acontece há 13 anos, no bairro de Oswaldo Cruz, contíguo à Madureira, de destacada relevância para a preservação da cultura afro-brasileira, declarada patrimônio cultural imaterial do estado do Rio de Janeiro em 2018.

Vem reunindo, desde sua criação, milhares de pessoas, com o objetivo de prestar homenagem às influências africanas na região, tanto na música quanto na gastronomia, e às Tias de Madureira, verdadeiras Yabás, que acolhem e alimentam a população local. Ao mesmo tempo em que este projeto destaca o protagonismo do matriarcado na região da grande Madureira, faz homenagem às divindades das religiões afro-brasileiras e busca reverenciar a força, a maternidade e o poder feminino, contribuindo para o fortalecimento da memória coletiva e afetiva da região.

Grande parte das tradições do Samba foi transmitida nos quintais, nos terreiros religiosos, ou na casa das tias. Hoje, o maior símbolo dessa tradição é a FEIRA DAS YABÁS. O encontro criado e comandado pelo sambista Marquinhos de Oswaldo Cruz é uma espécie de junção de todos os quintais dos subúrbios na Praça Paulo da Portela, na Grande Madureira.

Nesse dia 22/08, Marquinho fará uma live relembrando a Feira das Yabás e aproveitará para fazer uma pequena homenagem ao quintal que mais o inspirou, o do poeta portelense Manaceia, que no dia 24 de agosto faria 100 anos.



 

Serviço:

Live: Feira das Yabás do Ano faz homenagem aos QUINTAIS. Música, Cultura e Gastronomia.

Atrações: Roda de Samba de Marquinhos de Oswaldo Cruz recebe Leci Brandão, Dudu Nobre, Tia Surica da Portela, Quinho do Salgueiro e Bico Doce da Mangueira.

Quando: Domingo, 22 de Agosto de 2021.

Hora: a partir das 14h.

Local: transmissão ao vivo, da Casa de Cultura Laura Alvim, pelos canais da FUNARJ e da Feira das Yabás, no YouTube.

Evento gratuito.

Classificação: Livre.

 

Por: Clilton Paz.

Fonte: Enildo do Rosário (Viola).

Foto: Divulgação.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem