TOP TV WEB

Romaria de Cotia a Pirapora do Bom Jesus

 




 Romaria de Cotia a Pirapora do Bom Jesus é uma entidade sem fins lucrativos, sediada na cidade de Cotia, sendo que todos os trabalhos são realizados por voluntários, que se reúnem sempre que necessário, desde 2017 formou-se uma diretoria executiva, com um presidente, um vice-presidente e vários diretores dos segmentos que compõem a romaria de Cotia, desde então toda e qualquer decisão e colocada em pauta e as ações são votadas e só ocorrem com a aprovação da maioria dos membros da diretoria e demais romeiros presentes às reuniões.


Juntos conseguimos no ano de 2020, criar a ASSOCIAÇÃO DOS ROMEIROS E CAVALEIROS DE SÃO JOAQUIM – Romaria de Cotia.

A Romaria de Cotia a Pirapora do Bom Jesus, foi fundada no dia 12 de Novembro de 1957, na Cidade de Cotia-SP, tendo como fundadores: Waldemir e Ademar Torrezani, Benedito Lemos Leite (Bibo), Leonel Granem (Leonel do açougue), Clodoaldo Lemos, Ataíde Pupo, entre outros, esse grupo resolveu fazer uma peregrinação a cavalo em agradecimento, até a Cidade de Pirapora do Bom Jesus. Após alguns anos da criação da Romaria, o Sr. João Torrezani e Don Vitalino Torrezani passaram a levar e trazer a Imagem de São Joaquim, de quem eram devotos, santo esse que passou a ser o padroeiro desses romeiros, com o apoio das famílias tradicionais de Cotia e dos comerciantes da época, essa romaria cresceu muito. Durante  mais de 40 anos a imagem foi transportada em um Chevrolet 1937, que a família Torrezani conserva em perfeito estado ate hoje, a alguns anos atrás a imagem foi trocada por uma maior e passou a ser transportada em um Jeep, também sendo conduzido por membros da família Torrezani.


Essa peregrinação de fé que existe sessenta e quatro anos e é acompanhada por centenas de romeiros, que fazem o percurso a cavalo, a pé, de bicicletas, carros, ônibus, etc. Todos com o objetivo de chegar a Pirapora do Bom Jesus, onde depositam seus pedidos ou apenas para agradecer, é uma das tradições culturais mais antigas da Cidade de Cotia.

Essa atitude, só é compreendida por aqueles que acreditam na força da FÈ. 

NOSSA PRINCIPAL MISSÃO É manter a tradição tropeiro, religiosa e cultural dos Romeiros de Cotia e região de acordo com a doutrina cristã, incentivando a devoção à Nossa Senhora do Monte Serrate, São Joaquim e ao Bom Jesus de Pirapora.

Também resgatar a tradição do tropeirismo, fator fundamental para o surgimento e criação da nossa querida cidade de Cotia.

 Despesas e arrecadações:

A Associação dos Romeiros e Cavaleiros de São Joaquim (Romaria de Cotia a Pirapora do Bom Jesus), se mantem através de doações voluntárias e principalmente através de eventos em prol da romaria de Cotia, eventos organizados pela Diretoria Executiva (composta por 1 presidente, 1 vice presidente e 05 diretores) e comissão organizadora da Romaria de Cotia (aproximadamente 30 pessoas) composta e formada por associados voluntários.

 Esses eventos que tem 100% de sua arrecadação voltada para a realização da romaria são patrocinados por comerciantes da região e cidadãos do município, também tem o apoio e colaboração da prefeitura de Cotia e câmara municipal.


 A Realização da Romaria até Pirapora tem um custo fixo com veterinários e ferradores, caminhão para transporte de animais e etc. também com churrasco no almoço da ida, jantar em Pirapora, café da manhã na saída de Pirapora, churrasco no almoço da volta. entre outras despesas. Por isso a realização desses eventos durante o ano é de muita importância.

 Que Deus abençoe a todos e viva o Senhor Bom Jesus!!!

@biabuenojornalista

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem