TOP TV WEB

Yonis Malacrida Concorre ao Prêmio “Melhor do Brasil na Europa” na Categoria de Melhor Artista Plástica

 

A grande final ocorrerá no dia 25 de setembro, em Paris.

Yonis Malacrida - Foto:  Osvaldo Guilherme.

            Não vemos a hora de ver o dia 25 de setembro chegar para constatar o óbvio – a maturidade e o talento da artista plástica Yonis Malacrida serem consagrados em Paris, quando ocorrerá a entrega do prêmio “Melhor do Brasil na Europa”. Indicada na categoria de Melhor Artista Plástica, Yonis é uma mulher segura e consciente do seu papel social.

            Nascida em Queimados, na Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro, lutou contra tudo e contra todos para conseguir o seu lugar ao sol, peculiaridade comum para uma mulher, preta e de origem pobre. Mas quem persiste sempre alcança, Yonis mora na Suíça há 36 anos.

De origem humilde, oriundo de um lugar pouco favorecido, Yonis é, sem dúvida, uma sobrevivente vitoriosa das adversidades da vida. Oriunda de uma família humilde e numerosa, teve uma infância difícil.

Quando criança hiperativa e agitada que era, começou a canalizar a sua energia para a pintura, arte que gostava e a única coisa que a deixava tranquila. E tudo lhe servia de tela, como sacos de farinha e as fraldas de tecido dos irmãos. Era o despontar de uma artista brilhante, que tempos depois se descobriria na arte do porcelanato. “Gostaria de ter estudado belas artes, mas devido às condições financeiras da família não pude dar prosseguimento a esse sonho. Todavia sempre lutei por uma vida melhor”, declara Yonis.

Foto: Osvaldo Guilherme.

O tempo passa e em 1985, a artista tem a oportunidade de viajar para a Suíça, como babá, com uma família de diplomatas. Era o momento da virada. Segundo Yonis, o casal terminou a missão diplomática, porém ela continuou na Suíça, onde vive até hoje.

Durante algum tempo, fez pintura na seda. Era uma forma de exercer a função e ganhar dinheiro para reforçar o orçamento, pois viver em outro país, com uma cultura diferente, valores e padrões diferentes, e preta, não é para qualquer um. E Yonis absorveu a lição que a vida estava lhe dando.

Tudo o que passou a estruturou e deu-lhe bagagem de vida, arte e trabalho, e forjou esta artista que está concorrendo ao prêmio “Melhor do Brasil na Europa”, na categoria de melhor artista plástica. A escolha e a premiação ocorrerão no dia 25 de setembro, em Paris. A organização do evento é de Rafael dos Santos, da High Profile Magazine.

 

Instagran: @yoniscreation

 

Texto: Clilton Paz.

 

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem